Vote em Jales no Prêmio Top Destinos nas categorias de turismo de saúde, religioso e de compras

070621111604.jpg
.

O município de Jales está participando do “Prêmio Top Destinos Turísticos 2021”, concorrendo nas categorias “Turismo de Compras, Turismo de Saúde e Turismo Religioso”. A premiação é estadual e reconhece e valoriza as cidades que investem no turismo como gerador de riqueza, autoestima de sua população e geração de renda. 

A iniciativa é da ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) e do Skal Internacional São Paulo. Vale ressaltar que em abril de 2018, Jales passou a ser Município de Interesse Turístico (MIT).

O vencedor será escolhido por meio de avaliação técnica e também de voto popular. Os jalesenses já podem escolher nossa cidade votando nas categorias disputadas através do link https://votetop.com.br/cidade/jales. A votação popular será encerrada no dia 31 de outubro. 

A premiação elegerá as cidades vencedoras que serão anunciadas no evento de encerramento do prêmio Top Destinos Turísticos, no mês de novembro, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.

O concurso está em sua 3º edição e são 16 as categorias elencadas neste ano:  Turismo Cultural, Turismo de Pesca, Turismo de Esportes, Turismo Gastronômico, Turismo Sol e Praia, Turismo de Parques Temáticos e Parques Naturais, Turismo Rural, Turismo de Compras, Turismo Social, Turismo de Saúde, Turismo de Negócios e Eventos, Turismo de Estudos e Intercâmbio, Ecoturismo, Turismo de Aventura, Turismo Náutico e Turismo Religioso.

 CATEGORIAS DISPUTADAS POR JALES

 Turismo de Compras 

O comércio em Jales movimenta uma enorme variedade de produtos, responsável por grande parte da economia local. Possui diversas áreas de atuação, como a alimentação, calçados, vestuários, cosméticos, eletrônicos, confecções, móveis, medicamentos, entre outras. Existem dois motivos que dão destaque ao comércio do município: ser centro da região e a competitividade existente. Isso faz com que a população de inúmeros municípios da região e até mesmo de outros estados busque pelo comércio jalesense. Na área de indústria o município conta com três grandes distritos industriais, que possibilitam grande geração de empregos e renda. Outra área que gera grande quantidade de empregos e aumenta as divisas para o município é a prestação de serviços, que possibilita a absorção dos profissionais dos inúmeros ramos presentes na região. O município conta com o amparo da ACIJ – Associação Comercial e Industrial de Jales, que desenvolve políticas de capacitação, assessoramento e principalmente apoio aos empresários e microempreendedores locais. A sede da ACIJ conta ainda com as instalações do Posto de Atendimento ao Empreendedor do SEBRAE, do Banco do Povo Paulista e do Escritório Regional da JUCESP – Junta Comercial do Estado de São Paulo. Isto faz com os empreendedores locais possam buscar todo tipo de apoio necessário ao desenvolvimento do seu negócio. Desta forma, a estrutura e política municipal oferece ferramentas para o desenvolvimento econômico regional.

 Turismo de Saúde

Jales vem se tornando, a cada dia que passa, uma grande referência na área da saúde. Além de oferecer atendimento de excelência nas 11 unidades básicas de saúde que prestam atendimentos para a população, atrai pessoas de toda a região que buscam por atendimento de qualidade e tecnologia de referência para a realização de tratamento, cirurgia e exames, ser centro de especialidades odontológicas, ter inúmeras clínicas e laboratórios e possuir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Unidade de Perícias Médicas da Secretaria da Educação (UPM), Ambulatório Médico de Especialidades (AME), Santa Casa de Misericórdia de Jales e uma unidade do Hospital do Amor de Barretos que proporciona não apenas o melhor tratamento oncológico para pacientes do noroeste paulista e dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais, mas que leva também mais humanização e cuidado para quem, até então, precisava se deslocar centenas de quilômetros até cidades como Barretos (SP) para ter acesso a um tratamento de qualidade.

 Turismo Religioso

Jales é potencialmente consolidada no aspecto religioso, sendo um elemento que contribui com a oferta turística, dado que sedes de diversas entidades importantes estão localizadas no município e das práticas na forma de reuniões e exercícios da crença. A Diocese de Jales é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, que compreende 45 municípios da região noroeste do Estado de São Paulo, sendo 34 da região administrativa de São José do Rio Preto e 11 da região administrativa de Araçatuba, ao todo são 27 paróquias, que pertencem a esta diocese. Entre as tradições da Igreja Católica, durante o ano duas grandes reuniões além das de costume, são celebradas por esta religião, que cooperam com a manifestação turística no município, como a Romaria Diocesana, promovida no mês de agosto e que conta com aproximadamente 15.000 (quinze mil) fiéis, realizando uma caminhada de aproximadamente três quilômetros e a celebração na Praça da Catedral, em preservação da memória histórica e apoiando as causas importantes dos religiosos e os que a Igreja propõe. 

Também é realizada, na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, a procissão de Corpus Christi, manifestação esta que consiste na tradicional confecção de quadros e tapetes nas ruas da cidade, que são feitos de diversos tipos de materiais e são realizados por fiéis. 

A cidade ainda contempla inúmeras igrejas evangélicas protestantes, que contam com elevada participação da população local e regional, que como na maioria das instituições religiosas, têm diversas formas de comemorações e trabalhos voltados à sociedade, contribuindo assim com a absorção desses manifestos no município. 

 

Deixe um comentário