Vacinação de idosos alcança 77% do público alvo em Jales

060420104345.jpg
A vacinação no sistema “drive thru” realizada no Comboio, foi um sucesso e deve retornar na próxima fase da campanha


Números da Secretaria Municipal de Saúde obtidos pelo jornal A Tribuna indicam que a campanha de vacinação em Jales deverá atingir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, pelo menos em relação aos idosos, um tipo de público que, nos últimos dias, anda assustado com o coronavírus que ataca com mais virulência as pessoas com mais idade. Até a quinta-feira, 02, a saúde municipal já tinha vacinado 5.853 idosos, o que representa cerca de 77% do público alvo, uma vez que, de acordo com as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Jales teria cerca de 7.523 com mais de 60 anos de idade. 


O número de idosos vacinados poderia ser maior, mas a quantidade de vacinas disponibilizadas para a Secretaria de Saúde de Jales não foi suficiente para atender a todos os idosos que procuraram os pontos de vacinação desde que a campanha foi iniciada há quase duas semanas, no dia 23 de março. No primeiro dia de vacinação, quando foram disponibilizadas 2.800 vacinas, as doses acabaram em menos de três horas. O mesmo aconteceu no segundo dia de vacinação, 26 de março, uma quinta-feira, quando Jales recebeu mais 3.400 vacinas e longas filas se formaram nos pontos de vacinação. Na última terça-feira, quando foram disponibilizadas mais 3.500 vacinas, as filas se repetiram e muitos idosos voltaram para casa sem conseguir ser vacinados.


Além dos idosos, a primeira fase da campanha de vacinação deste ano – que foi antecipada por conta da pandemia da covid-19 – inclui também os trabalhadores da saúde. Segundo os números da Secretaria Municipal de Saúde, foram vacinados 1.534 profissionais da saúde, o que significa 75% das 2.044 pessoas que, segundo estimativas, trabalham no setor da saúde em Jales. “Acredito que vamos conseguir alcançar a meta de 90% do público alvo nessa primeira fase da campanha, que termina no dia 15 de abril”, disse a enfermeira Renata Rachielli, da Vigilância Epidemiológica de Jales. No dia 16 de abril, começa a segunda fase da vacinação, cujo público alvo são os portadores de doenças crônicas, os professores da rede pública e privada e os profissionais das forças de segurança.


Renata acredita que a vacinação será retomada na próxima terça-feira, 07. “Nós ainda não podemos afirmar com 100% de certeza, mas a informação que recebemos é de que na segunda-feira chegará um novo lote de vacinas. Se isso ocorrer, a vacinação volta na terça-feira”. Renata ressaltou a vacinação no sistema “drive thru” realizada no Comboio. “Realmente, foi um sucesso esse novo sistema. Claro que o medo do coronavírus ajudou, mas foi surpreendente a aceitação”. Ela lembra que a vacina contra a Influenza não tem eficácia contra o coronavírus, mas ressalta que, principalmente no caso dos idosos, “a vacina irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para o vírus causador da covid-19, já que os sintomas são parecidos”.


Essa não é a primeira vez que a vacinação contra a Influenza provoca uma correria aos pontos de vacinação em Jales. Em 2016, o medo do vírus H1N1, que provoca a gripe suína, fez com que muitos jalesenses amanhecessem nas filas dos vários pontos de vacinação espalhados pela cidade. A diferença é que, naquele ano, a vacinação não foi dividida em fases ou por grupos de público alvo. Ela foi realizada de uma vez só para todos os grupos – idosos, crianças, portadores de doenças crônicas, gestantes, etc. – e pretendia vacinar cerca de 12.300 pessoas.

 

Deixe um comentário

Parceiros

290420095635.jpg
200420103240.jpg 290420095031.jpg
290420100901.jpg
290420103741.jpg

Social

Nenhuma notícia encontrada.

Últimas Notícias

A Tribuna TV

Enquete

Você é a favor do isolamento social para combate do Coronavírus?




Resultados