Vacinação contra o Sarampo é prorrogada

010920093652.jpg
Vacinar é o meio mais eficaz de prevenção contra a doença

A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Jales informou que foi prorrogada até o dia 31 de outubro a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Dados preliminares das secretarias estaduais de saúde, registrados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, apontam que desde o início da ação (16/3) até o dia 17 de agosto, foram vacinadas 5,29 milhões de pessoas nessa faixa-etária. Nesta quarta etapa da Mobilização Nacional de Vacinação contra o Sarampo, a população-alvo nesta faixa-etária totaliza mais de 90 milhões de pessoas.

Crianças de 6 meses até adultos de 29 anos de idade que não foram vacinados ou que estão com a Caderneta de Vacinação incompleta, sem a vacina Tríplice Viral (que protege as pessoas do Sarampo, Caxumba e Rubéola); e adultos de 30 a 49 anos deverão receber a vacina Tríplice Viral, mesmo que já tenham recebido essa vacina anteriormente. 

As Unidades de Saúde permanecem abertas de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e algumas delas possuem horário estendido ou do trabalhador, ampliando o atendimento de pacientes.

A aplicação da Tríplice Viral é a maneira mais eficaz de prevenção à ocorrência de Sarampo na população, sendo a principal medida de controle da doença. 

 Sarampo

O Sarampo é uma doença infecciosa aguda e viral, provocada pelo morbillivirus, com elevada transmissibilidade e que pode acometer pessoas de qualquer idade.

Os principais sintomas do sarampo são: febre com erupções na pele, acompanhadas por tosse, coriza e/ou conjuntivite. Ao apresentar esses sintomas, o paciente deve evitar o contato com outras pessoas e procurar imediatamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou a Unidade de Saúde a que pertence.

 

Deixe um comentário