Turismo Rural: agricultores de Urânia participam de aula gastronômica

141117104903.jpg
Os pratos preparados pelos alunos foram muito elogiados pelo público presente

 

Produtores rurais de Urânia participaram de uma noite gastronômica na noite de quarta-feira, 08 de novembro. Trata-se de uma aula do 9º módulo do Programa de Turismo Rural, denominado “Festival Gastronômico”.

A atividade aconteceu no barracão da Associação do Jataí e contou com a presença dos 20 participantes do programa que valorizaram suas matérias-primas e prepararam um jantar com delícias típicas do campo e sobremesas de dar água na boca.

O Programa Turismo Rural é oferecido, gratuitamente, pelo SENAR- SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com a FETAESP (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de São Paulo), Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jales e Prefeitura de Urânia aos agricultores do município.

Iniciado no dia 18 de fevereiro, o curso se estendeu durante todo o ano e será encerrado no mês de dezembro. Segundo o instrutor Antônio Carlos Covolam, o programa proporciona ao aluno um novo olhar para a sua propriedade rural, fortalecendo o que já existe no campo.

Para Sandra Gigante, coordenadora do Senar e Fetaesp, trata-se de capacitação especializada na área e de conteúdo prático e objetivo para os produtores e suas famílias para que possam agregar valor à propriedade rural.

De acordo com os alunos, a oportunidade foi um divisor de águas. Através do curso, agricultores resolveram colocar em prática o aprendizado abrindo as portas das suas propriedades para o turismo rural.

Luciano Teodoro, do Recanto das Uvas, no Córrego Cumprido, abriu seu sítio para visitação e teve bons resultados. Ele que trabalho no ramo há 25 anos mandando sua produção para o Sul do país, no próximo ano, quer investir ainda mais no turismo rural antecipando o início do período de visitação.   Weber Boraschi Pereira, do Vale das Vitórias, é outro participante que se mostrou animado com as explicações e conhecimentos repassados durante a qualificação. Para ele, o aprendizado foi fundamental para expandir os negócios e agregar o verdadeiro valor ao produto. “Abrimos nossa propriedade para visitas e recebemos turistas de vários estados. Muita gente se deslocou de outras cidades para conhecer nossas uvas sem sementes”.

De acordo com o secretário de Agricultura, Anderson Chapichi, o curso está sendo realizado pela primeira vez no município e 100% gratuito. “Ótima oportunidade para os produtores rurais que merecem ser valorizados. Conhecimento que vai beneficiar e melhorar a vida das pessoas” finalizou.

Deixe um comentário

Parceiros

050315164829.jpg
050315165005.jpg
050315163746.jpg
050315172328.jpg
050315171824.jpg

Colunistas

Últimas Notícias

A Tribuna TV

Enquete

Para combater o mosquito que transmite Zika,Dengue e Chikungunya, os agentes de saúde devem ou não entrar nos locais com suspeita de foco mesmo sem a autorização do proprietário?



Resultados