Taiko de Jales é o terceiro melhor do Brasil

080817092539.jpg
O Grupo Todoroki Taiko de Jales, que ficou em 3º lugar no Campeonato Brasileiro categoria Júnior

Não poderia haver lugar melhor do que o bairro da Liberdade (tradicional reduto de emigrantes e descendentes japoneses) para o grupo Todoroki Taiko de Jales conquistar a segunda melhor colocação da sua história no Festival Brasileiro de Taiko, promovido pela Associação Brasileira de Taiko. A 14ª edição do evento aconteceu no último fim de semana (29 e 30 de julho) na sede da Associação, e os tocadores de Jales fizeram bonito mais uma vez: conquistaram a 3ª colocação na categoria júnior, ficando atrás apenas das fortíssimas equipes Colônia Pinhal-SP (campeão) e Dracena-SP (vice).

Há 9 anos, o Todoroki Taiko se sagrou campeão na 5ª edição do mesmo Festival e conquistou o direito de competir em Tókio no Concurso Júnior da Nippon Taiko Foundation do ano seguinte.

Neste fim de semana, Jales concorreu com equipes de Brasília-DF, Curitiba-PR, Cascavel-PR, Londrina-PR, Paranavaí-SP, Osasco-SP, Capão Bonito-SP, São Paulo-SP, Presidente Prudente-SP, São Bernardo do Campo-SP, Capão Bonito-SP, Ibiúna-SP, Bragança Paulista-SP, Araçatuba-SP, Dracena-SP, Suzano-SP, São José do Rio Preto-SP.

O Festival Brasileiro de Taiko é um evento anual que reúne as equipes associadas à ABT para participarem de um campeonato de Taiko em diferentes categorias. Baseado nos moldes do concurso que ocorre no Japão o Festival Brasileiro de Taiko, também conhecido popularmente como “Campeonato Brasileiro de Taiko”, é uma oportunidade para as equipes desempenharem uma apresentação e serem avaliadas por uma banca de jurados composta por personalidades experientes com competência cultural e técnica na arte do Taiko (Sensei).

Pelo regramento do Festival, cada equipe apresenta uma única música e recebe pontuação nos itens Disciplina e Traje; Postura;  Técnica; Interpretação da Música e Trabalho em Equipe.

A Associação Brasileira de Taiko foi fundada no dia 14 de fevereiro de 2004 e atualmente conta com 56 equipes associadas e aproximadamente 3.300 adeptos.

DESTAQUE NACIONAL

O Todoroki Taiko foi fundado há 12 anos e já possui um retrospecto bastante positivo que coloca o grupo da Associação Nipo Jalesense em um lugar de destaque no território nacional. Além deste terceiro lugar e do campeonato brasileiro conquistado em 2009, a equipe coleciona diversos outros títulos e mantém apresentações em quase todas as cidades da região, recebendo convites para os mais diversos eventos.

Em abril do ano passado, o Taiko Todoroki conquistou o primeiro lugar na 4ª Edição do Campeonato de Wadaiko, na categoria livre, e ficou em terceiro lugar na categoria mirim no XIII Festival Brasileiro de Taiko, realizado em São Bernardo do Campo, em julho do mesmo ano.

No fim de abril deste ano, a cidade sediou o 5º Festival e Campeonato de Wadaiko (Taiko) do Oeste Paulista, no qual ficou em segundo lugar, perdendo apenas para o grupo Seishin Daiko A, de Dracena-SP, a mesma que ficou com a segunda colocação no brasileiro.

Para alcançar resultados tão bons, os meninos dão suor e sangue. Os treinos pesados são realizados uma vez por semana, mas em época de competição podem acontecer até diariamente. Bolhas nas mãos e leves hematomas são inevitáveis. Sem contar os eventos que precisam organizar para angariar fundos para as longas viagens, compra e manutenção de instrumentos e confecção de uniformes.

Deixe um comentário

Parceiros

050315164829.jpg
050315165005.jpg
050315163746.jpg
050315172328.jpg
050315171824.jpg

Colunistas

Últimas Notícias

A Tribuna TV

Enquete

Para combater o mosquito que transmite Zika,Dengue e Chikungunya, os agentes de saúde devem ou não entrar nos locais com suspeita de foco mesmo sem a autorização do proprietário?



Resultados
Feliz Natal