Sociedade se mobiliza para combate ao vírus

230320095201.jpg
As sessões da Câmara Municipal de Jales também estão suspensas por tempo indeterminado

Apesar de boa parte da população ainda não ter compreendido que os riscos de contaminação pelo Novo Coronavírus são reais e perigosos, o combate à contaminação mudou a rotina de órgãos públicos, municipais, estaduais e federais dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, igrejas, comércio e de entidades privadas dos mais variados setores. Até a Jales Rodeio Show, que estava prevista para acontecer em abril, foi adiada para setembro, quando também deve acontecer a Feira da Uva e do Mel.


As escolas da rede pública e particular e as instituições de ensino técnico e superior, públicas e particulares também iniciaram a suspensão gradativa das atividades presenciais na semana passada até paralisarem totalmente nesta segunda, 23. Apenas atividades domésticas, a maioria on line, estão sendo recomendadas.  


Diversas cidades da região impuseram restrições de funcionamento ao comércio. Fernandópolis determinou o fechamento dos estabelecimentos neste fim de semana e a partir de segunda-feira restringiu o horário entre 12h e 18h, até 5 de abril de 2020. 


Santa Fé do Sul também determinou que a partir de segunda-feira parte do comércio vai funcionar sem o acesso de consumidores ao interior dos estabelecimentos. Serviços como supermercados, padarias, açougues, bares, restaurantes, serviços de saúde e clínicas médicas poderão funcionar com restrições, evitando aglomerações.


O decreto municipal publicado na sexta-feira autoriza contratações emergenciais e aquisições de insumos para o combate ao COVID 19, sem a necessidade de licitação. Também foi suspenso o controle de ponto eletrônico dos servidores municipais e suspenso o embarque e desembarque de passageiros do Terminal Rodoviário por 20 dias. Os municípios vizinhos serão notificados para evitar a circulação dos seus ônibus para Santa Fé do Sul. Fica recomendada a suspensão por 20 dias a partir do dia 23 de março os serviços de transporte via táxi, mototáxi e por aplicativo.


Vitória Brasil cancelou as festividades de aniversário, que ocorreriam esta semana. O Grandes Lagos Náutico Clube, de Santa Clara d’Oeste, decidiu fechar seu parque aquático pelo período de 15 dias a partir do dia 20 de março de 2020, anteontem.


Alguns órgãos e instituições estão incentivando o uso do atendimento eletrônico à distância para evitar o comparecimento às agências e aglomeração de pessoas. É o caso da SABESP, Elektro e agências bancárias. 


Desde sexta-feira, 20, a ELEKTRO passou a disponibilizar um número de WhatsApp, além dos demais canais de relacionamento. A utilização da ferramenta tem a finalidade de reduzir o atendimento presencial nas lojas, minimizando o risco de contágio pelo novo Coronavírus para clientes e colaboradores. O serviço também pretende viabilizar um atendimento digital ainda mais prático para os clientes, inclusive idosos, faixa etária que mais procura as lojas convencionais e parcela da população mais vulnerável às complicações provocadas pela Covid-19. Acionando diretamente por meio do WhatsApp pelo número (19) 2122-1696 o cliente poderá contar com mais de 50 serviços que podem ser resolvidos sem a necessidade de deslocamento.


A Sabesp também alerta que os clientes não precisam sair de casa entrar em contato com a companhia que disponibiliza diversos canais de comunicação digitais. Em relação a conta, por exemplo, o cliente pode consultar débitos, solicitar envio de 2ª via pelo correio, imprimir 2ª via e fazer parcelamento de débitos. Entre os servidores, estão solicitar reparos, ligações de água ou esgoto, substituição de cavalete ou hidrômetro, informar ocorrências, como vazamentos na rede de água, entre outros.


Além do site, a Sabesp conta com aplicativo para celular e tablet e redes sociais, Central de Atendimento (número 0800 055 0195) com atendimento gratuito durante 24 horas.


A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) divulgou nota na qual pede que a ida aos bancos seja feita apenas por grupos mais vulneráveis ao coronavírus, como aposentados e pensionistas. A recomendação para os demais é para que os serviços bancários sejam feitos via internet e pelos aplicativos de celular, através dos quais os usuários podem fazer pagamento de contas, consulta de saldos e extratos, transferências financeiras, agendamento de pagamentos e contratação de serviços e empréstimos, entre outros. “Nos aplicativos e Internet Banking, os clientes podem encontrar ferramentas úteis para todas as necessidades, além de ter acesso a comunicados e canais de atendimento”, diz a nota.


POLÍCIA
A Polícia Militar determinou aos seus homens que em casos de abordagem policial em pessoas com sintomas, deve-se imediatamente após o procedimento, realizar a higienização pessoal e de todo o Equipamento de Proteção Individual com água, sabão e álcool em gel a 70%. 


Em caso de transporte emergencial de pacientes contaminados com COVID-19, inclusive de presos, os policias militares devem precaver-se observando as medidas de segurança como distância e higienização, após o transporte, a viatura policial e o Equipamento de Proteção Individual devem ser higienizados, com álcool a 70%, aguardando um período de 2 horas para serem utilizadas novamente. Entretanto, o policiamento foi reforçado em alguns setores, como rodoviárias, farmácias, postos de combustíveis, hospitais, supermercados e na área comercial em geral. “Considerando que estamos vivendo hoje uma pandemia global de doença respiratória causada pelo novo coronavírus, as recomendações devem ser seguidas por toda a população, evitando deslocamentos desnecessários, mantendo-se em quarentena e muita higienização”, alerta um comunicado da corporação.


As delegacias de Polícia Civil do estado de São Paulo já estão funcionando em regime especial desde quarta-feira, dia 18.  As ocorrências deverão ser registradas pela internet e a delegacia responsável pela região vai apenas validar os Boletins de Ocorrência. O atendimento direto será mantido apenas nos casos mais graves, como violência doméstica ou contra crianças e adolescente; morte e desaparecimento de pessoa; estupro, sequestro e cárcere privado; roubo e/ou extorsão; situação de flagrante.


Portaria do delegado-geral esclarece que o policial não pode se recusar a prestar atendimento a quem procurar a delegacia, mas na medida do possível, a pessoa deve ser orientada a fazer tudo pela internet.


A Superintendência da Polícia Federal de São Paulo informou que apenas os casos considerados urgentes e prioritários terão audiências realizadas presencialmente; as demais serão remarcadas.


Com prazos processuais suspensos e a justiça atendendo em horário restrito, a Diretoria da OAB Jales (que inclui Palmeira d’Oeste e Urânia) restringiu o atendimento apenas para os casos emergenciais e reduziu os horários de atendimento, tanto na Casa da Advocacia e Cidadania como nas salas dos fóruns, para o período das 11 às 17 horas.


“Tais medidas se fazem necessárias pois visam preservar a saúde de todos e reitera a importância de cada pessoa seguir as orientações quanto à proteção individual’, informou o presidente Marlon Garcia Livramento.


IGREJAS
A Diocese de Jales também emitiu decreto regulamentando as atividades dos fieis e do clero, seguindo orientações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o próprio clero e o Conselho Diocesano de Emergência. 


A medida mais importante é a suspensão das Celebrações Eucarísticas, da Palavra, de Batismo, de Crisma, de Matrimônio e Penitenciais com a participação pública de fiéis, a partir de sexta-feira, dia 20 de março. Os padres passaram a celebrar as missas somente com Equipes de Celebração, transmitindo tudo por rádio e internet. 


Também foram proibidas as reuniões de Grupos, Retiros, Encontros de Catequese, de Formação e Pastorais, bem como festas, podendo ser realizadas somente reuniões breves de Conselhos de Comunidades e Paróquias, e de Coordenações de Pastorais e Movimentos, em caso de extrema necessidade, com participação reduzida de pessoas. Até os seminaristas foram orientados a voltarem às suas residências.


Na Primeira Igreja Batista os cultos passaram a ser transmitidos pela internet. As células também foram suspensas. As medidas valem por duas semanas e podem ser revistas após esse período.  


A Assembleia de Deus, Ministério Belém, que congrega 15 igrejas somente em Jales, cancelou todos os cultos, que passaram a ser realizados unicamente pelo pastor, com transmissão pela internet. Cada pastor de cada igreja ficará responsável por implementar o canal de veiculação (Facebook, Youtube ou outra).


CÂMARA MUNICIPAL
Na tarde de sexta-feira, 20, a Câmara Municipal de Jales decidiu suspender a realização das Sessões Ordinárias e extraordinárias e as reuniões das comissões especiais por 15 dias.  


A Câmara já havia cancelado uma Audiência Pública que estava marcada para o próximo dia 25 para discutir as novas regras do regime próprio de previdência social do Município de Jales
O Projeto de Lei Complementar 6/2020 e a Proposta de Emenda à Lei Orgânica 2/2020, que seriam discutidos na audiência pública e que pretendem alterar as regras do regime de previdência, serão votados em data oportuna.


O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jales e Região afirmou que espera que a audiência tenha sido apenas adiada por tempo indeterminado e não cancelada definitivamente. “Concordamos com o adiamento da Audiência Pública, mas não vamos abrir mão de levar o tema ao conhecimento dos servidores, principais interessados na reforma. O Sindicato não vai tolerar que as alterações no sistema previdenciário sejam levadas à votação sem o conhecimento dos servidores. Não está descartada uma manifestação e nem mesmo uma paralisação, assim que a crise causada pelo Novo Coronavírus for superada”, informou em seu site na internet.

220220173843.jpg

Deixe um comentário

Parceiros

220220172639.jpg
220220172819.jpg
220220172826.jpg
220220172833.jpg 220220173642.jpg

Social

Nenhuma notícia encontrada.

Últimas Notícias

A Tribuna TV

Enquete

Para combater o mosquito que transmite Zika,Dengue e Chikungunya, os agentes de saúde devem ou não entrar nos locais com suspeita de foco mesmo sem a autorização do proprietário?



Resultados