Secretarias Municipais se unem para a conquista do selo VerdeAzul

100418103710.jpg
Representantes das Secretarias Municipais de Agricultura, Obras, Planejamento e Educação em reunião com a responsável pelo Programa

 

Representantes das Secretarias Municipais de Agricultura, Obras, Planejamento e Educação se reuniram na última sexta-feira, 26 de março, com a gestora ambiental de unidade de conservação/Estação Ecológica Mata do Jacaré – Brotas e integrante do Programa Município VerdeAzul (PMVA) Vanessa Cerqueira Silva, para discutir os caminhos para conquistar novamente o selo de município VerdeAzul.

O programa, lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, visa estimular os municípios a investirem em melhorias no meio ambiente, auxiliando as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.

A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de ofício encaminhado a Secretaria de Estado do Meio Ambiente. Além disso, a participação no PMVA é um dos critérios de avaliação para a preferência na liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – FECOP.

Em 2017, Jales estava na posição 440 no ranking estadual, por isto as secretarias municipais estão engajadas em realizar ações que contribuam para que o município pontue e suba no ranking de classificação. Para melhorar a posição, as cidades devem atender a 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental local, com os seguintes temas: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. No ano passado, apenas 48 cidades, dos 645 municípios do estado de São Paulo conseguiram o certificado do Programa Município VerdeAzul.

Um documento mostrando ações do município já está sendo compilado pelas secretarias envolvidas no PMVA e, em breve, a integrante do programa Vanessa Cerqueira retornará a cidade para esclarecer como enviar todas as atividades realizadas para avaliação das coordenadoras do programa em São Paulo. O PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”.

Deixe um comentário

Parceiros

050315164829.jpg
050315165005.jpg
050315163746.jpg
050315172328.jpg
050315171824.jpg

Colunistas

Últimas Notícias

A Tribuna TV

Enquete

Para combater o mosquito que transmite Zika,Dengue e Chikungunya, os agentes de saúde devem ou não entrar nos locais com suspeita de foco mesmo sem a autorização do proprietário?



Resultados