Saúde anuncia abordagem comunitária no comércio e no Comboio para prevenir a disseminação do Coronavírus

200720091141.jpg
Equipes da Secretaria de Saúde realizaram abordagem comunitária de prevenção à Covid-19, ontem, sábado, no Comboio e no comércio

Diversas medidas foram tomadas pelas autoridades em saúde após o Brasil ter registrado casos de transmissão comunitária da Covid-19, o novo Coronavírus, ou seja, quando não é mais possível identificar a origem da contaminação. Em Jales, desde o mês de março, ações de prevenção e combate vêm sendo tomadas pela Prefeitura, por meio de suas secretarias municipais, principalmente a de Saúde, que tem o comando da secretária da pasta, Maria Aparecida Moreira Martins.


Ontem, sábado, dia 18 de julho, profissionais da Secretaria de Saúde realizaram mais uma importante ação, as abordagens comunitárias na área central da cidade, durante o funcionamento do comércio e também no Comboio (Feira do Produtor Rural).


Foram quatro duplas que estiveram presentes nas ruas do centro realizando orientações de prevenção à Covid-19 e aferição de temperatura para identificar possíveis quadros de febre.


“Nossas profissionais estiveram nas ruas no sábado, todas paramentadas, realizando mais essa ação de prevenção ao coronavírus. O sábado costuma ser um dia de maior movimento, já que as pessoas de outras cidades vizinhas vêm a Jales para fazer compras, então promovemos a abordagem para orientar sobre os perigos das aglomerações, da importância de manter distância uma das outras, de ficar em casa, de usar máscara e fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel”, ressaltou a secretária municipal de Saúde de Jales, Maria Aparecida.


As equipes também realizaram panfletagem com orientações e utilizaram banners para explicar as medidas de prevenção.


“Desde o começo da pandemia estamos constantemente tomando uma série de medidas para diminuir o impacto da doença no município. Foi criado o comitê de contingência, realizamos diversas barreiras sanitárias nos acessos as entradas da cidade em feriados e finais de semana, sanitização no Comboio, higienizações com apoio da Sabesp nas ruas, temos a Telemedicina que orienta pacientes que apresentam sintomas, a Santa Casa está extremamente preparada para o enfrentamento à doença, assim como nossas unidades de saúde e UPA, esta última recebeu tendas na área externa para a triagem de pacientes sintomáticos, temos os medicamentos de profilaxia em nossa rede municipal para fornecer, caso seja prescrito pelos médicos, temos realizado campanhas publicitárias frequentes e pontuais por meio da Secretaria de Comunicação da Prefeitura, acompanhamento e monitoramento dos casos positivos da doença, reuniões constantes online com profissionais e autoridades em saúde, fiscalização por meio da Vigilância Sanitária no comércio, entre outras muitas ações que têm sido fundamentais para que nossa cidade não tenha um número elevado de casos positivos como nas cidades vizinhas e nosso sistema de saúde não entre em colapso. Além disso, realizamos recentemente uma reunião na Câmara Municipal, com prefeitos e representantes de 21 municípios para planejarmos ações conjuntas de combate à Covid-19. É fato de que juntos somos fortes e a prevenção e responsabilidade de todos, por enquanto, é o único remédio”, ressaltou Maria Aparecida.

 

Deixe um comentário