Santa Casa e Hospital de Amor determinam medidas para minimizar efeitos do surto coronavírus

230320094443.jpg
As visitas a pacientes internados no Hospital de Amor estão suspensas por tempo indeterminado


A Santa Casa de Jales torna público a divulgação da Portaria nº005, de 16 de março de 2020, que determina medidas para minimizar efeitos do surto coronavírus (covid-19). 


Após parecer e indicações do médico responsável pela SCIH do hospital e considerando que o governo do Estado adotou diversas medidas que estão sendo replicadas para demais entidades, como suspender a concessão de férias dos colaboradores das áreas técnicas; suspender campo de estágio e ensino na Santa Casa de Jales por tempo indeterminado; contratar emergencialmente, por 06 meses, um segundo infectologista; redefinir os horários de visitas das enfermarias, que passarão a ser no período da manhã das nove horas até as nove horas e vinte minutos, no período da tarde das treze horas até as treze horas e vinte minutos e no período da noite das dezenove horas até as dezenove horas e vinte minutos. 


O número de visitantes foi limitado a um por período, sem revezamento para cada paciente, inclusive nas UTI’s, as visitas para UTI ocorrerão pelo corredor, mantidas as orientações com a equipe médica; manter os critérios para acompanhantes de pacientes; adiar reuniões e eventos da Santa Casa pelos próximos trinta dias; suspender por tempo indeterminado, os programas de visitas, incluindo visita das gestantes à maternidade, grupo de orações e outros; remanejar o quarto de descanso dos colaboradores para a unidade 3; implantar o plano de contingência física do hospital, que será acionado na constatação acima quatro pacientes suspeitos internados, para tanto: remanejar o setor de Maternidade para área física entre pediatria e UTI Neonatal; isolar o atual setor maternidade, para ser utilizado como isolamento, inclusive para atendimentos de urgência e emergência; isolar o setor pediatria. E por fim a portaria deverá ser revisada sempre que alguma norma técnica for emitida e/ou fatos novos assim o exigirem. 


Hospital de Amor
Já o Hospital de Amor emitiu nota justificando que em razão do aumento dos casos de infecção pelo vírus nas últimas semanas, informou que diversas medidas de controle estão sendo tomadas, a fim de minimizar o risco de infecção entre pacientes, acompanhantes e colaboradores.


Segundo a nota, os pacientes em tratamento oncológico não deverão faltar de suas consultas, exames ou procedimentos marcados, devido ao risco que esse tipo de interrupção pode trazer ao seu tratamento. Contudo, se no dia do atendimento marcado, o paciente apresentar febre e sintomas respiratórios (tosse, dor de garganta, falta de ar, aumento da secreção nasal, espirros, etc), o mesmo deve entrar em contato com a unidade do Hospital para reagendamento, além de procurar atendimento médico na unidade básica de saúde do próprio município.


O hospital também solicita que os pacientes não tragam acompanhantes que estejam com sintomas respiratórios, como os descritos acima. Caso o acompanhante apresentar qualquer um dos sintomas, que ele seja substituído antes do deslocamento à unidade do H.A.


Além disso, a presença de acompanhantes está restrita aos casos previstos por lei (pacientes criança e idosos). Não há uma idade máxima permitida para os acompanhantes, porém, não recomendados pessoas acima de 60 anos ou com morbidades (portadores de doenças que facilitam o desenvolvimento de outras enfermidades) exerçam essa função.


Por fim, informou que todas as visitas estão suspensas por tempo indeterminado; que haverá triagem de pacientes sintomáticos respiratórios em todas as recepções da instituição, com organização do fluxo de atendimento para síndrome gripal e isolamento de todos os casos suspeitos de Covid-19, com triagem que acontecerá no estacionamento da unidade, e finalizando, informou que com o objetivo de evitar aglomerações, serão realizados a redução de agendas ambulatoriais e o adiamento de consultas de retorno, assim como também, haverá o adiamento de cirurgias eletivas de baixo risco, principalmente em idosos.

 

Deixe um comentário

Parceiros

290420095635.jpg
200420103240.jpg 290420095031.jpg
290420100901.jpg
290420103741.jpg

Social

Nenhuma notícia encontrada.

Últimas Notícias

A Tribuna TV

Enquete

Você é a favor do isolamento social para combate do Coronavírus?




Resultados