Santa Casa cria ala exclusiva para doenças respiratórias

300320111032.jpg
Quarto destinado a casos urgentes de síndrome gripal na ala criada pelo plano de contingenciamento do Novo Coronavírus

A Santa Casa de Jales concluiu nesta semana a primeira de quatro etapas do plano de contingenciamento para o coronavírus. O objetivo é preparar o hospital e sua equipe para atendimento e tratamento de pacientes com síndromes gripais e suspeita de COVID-19, a doença causada pelo Novo Coronavirus. 


A principal mudança foi estrutural e afetou diretamente a disposição de algumas alas dentro do hospital. A maternidade, por exemplo, foi transferida para outro local e a ala onde ela estava localizada foi transformada em ala para atendimento de doenças respiratórias, especialmente os pacientes com suspeita de terem contraído o coronavírus. “É uma ala isolada do hospital e a ideia é que os pacientes com síndrome gripal transitem o menos possível dentro do hospital e tenham menos contato possível com outras pessoas”, explicou o administrador da Santa Casa de Jales, Rafael Carnaz Prado.


A unidade para tratamento de síndromes gripais atenderá pacientes do Sistema Público de Saúde, rede privada de planos de saúde e particulares.


A unidade receberá equipe com dedicação exclusiva a este ambiente (serviço de higiene e conservação, enfermagem e médica).


Os protocolos de recepção desses pacientes também mudaram. Logo na entrada é possível encontrar setas indicativas de direcionamento do fluxo de pessoas. Quem procura atendimento normal é atendido da mesma forma que antes, mas quem apresenta sintomas gripais, como tosse, coriza, febre, é encaminhado para a parte externa do hospital, onde passa por atendimento especializado.  


“Ele é encaminhado para a entrada da emergência, por onde entram as ambulâncias. Alí ele será recebido por uma equipe de enfermagem que fará uma triagem dos pacientes, verificando temperatura, sintomas clínicos, e fazer uma pequena entrevista para liberar a entrada nessa unidade”. 


A unidade especialmente destinada para esses pacientes (onde antes estava a maternidade) serão recebidos por uma equipe exclusiva e 12 leitos, sendo cinco com respiradores. Há possibilidade de ampliação para 18 leitos. 


A administração está buscando recursos financeiros junto as instâncias do judiciário para aquisição de dez respiradores, dez monitores e um aparelho de Raio X móvel que deverá ser destinado apenas para pacientes da ala especial de síndrome gripal. O equipamento é considerado fundamental para o acompanhamento desses pacientes e para mantê-los no isolamento. 


A sala do Raio X fica em uma ala bastante distante da ala especial e isso exige um deslocamento logo e demorado que pode comprometer o isolamento. “O Raio X é importante para examinar o pulmão do paciente e o aparelho móvel vai ser fundamental para que a equipe não precise ficar tirando o paciente da ala. Para levá-lo para a sala de Raio X eu tenho que subir uma rampa, andar praticamente um quarteirão inteiro, descer duas rampas, então a exposição desse paciente é muito grande”, disse. 


O custo desse equipamento está orçado em aproximadamente R$ 900 mil. Mas também será necessário arcar com os custos dos plantões médicos exclusivos e com EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como máscaras, etc. 


A Santa Casa de Jales tem 141 leitos, sendo dez de UTI. Mas as medidas de contingenciamento transformaram mais cinco leitos em UTI e reduziram o número de pacientes internados, alcançando uma taxa de ocupação de cerca de 30%, considerada bastante baixa.   


“Os especialistas afirmam que é preciso que muita gente fique doente para desenvolver os anticorpos, mas o isolamento social pretende evitar que todos fiquem doentes ao mesmo tempo porque isso vai superlotar o sistema de saúde. A estimativa é que um doente fique três semanas entubado numa UTI e mais uma semana para ter alta do hospital. É muito tempo e é quatro ou cinco vezes o tempo que mantemos um paciente na UTI aqui na Santa Casa”, explicou. 


Na terça-feira, 24 de março, parte da equipe se reuniu para traçar estratégias, planejamentos e execução de atendimento a síndromes gripais.

Deixe um comentário

Parceiros

290420095635.jpg
200420103240.jpg 290420095031.jpg
290420100901.jpg
290420103741.jpg

Social

Nenhuma notícia encontrada.

Últimas Notícias

A Tribuna TV

Enquete

Você é a favor do isolamento social para combate do Coronavírus?




Resultados