Reunião de Planejamento do Censo 2022 foi realizada na terça-feira

201221085031.jpg
A aplicação do Censo 2022 foi tema da reunião na terça-feira, 14, entre representantes do IBGE, Prefeitura, Diretoria Regional de Ensino e Justiça Fed

Aconteceu na terça-feira, 14 de dezembro, a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2022, que teve por objetivo colaborar com a realização da maior operação de recenseamento já realizada no País. O encontro foi sediado no Plenário Presidente Tancredo Neves, na Câmara de Jales e conduzido pelo servidor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), José Vitorino de Souza – coordenador de área e pelo coordenador censitário de subárea, Leonardo Vazarim.

Os representantes da Prefeitura de Jales, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Comunicação e de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, e representantes da Diretoria Regional de Ensino e da Justiça Federal, marcaram presença.

De acordo com o cronograma do instituto as coletas de dados do município terão início a partir de junho, com previsão de finalização em 22 de agosto. Atualmente, as ações preparatórias estão em ritmo acelerado para a realização do levantamento Brasil afora. Entre a organização para o sucesso do Censo, estão inclusas as reuniões de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico (REPAC).

No ano que vem será necessário aumentar a equipe de recenseadores, escolhidos através de processo seletivo. Os editais com os cargos e número de vagas estarão disponíveis em breve e o processo seletivo será feito pela Fundação Getúlio Vargas.

De acordo com José Vitorino, o Censo é a única pesquisa que objetiva visitar todos os domicílios do território nacional e constitui a principal fonte de referência para o conhecimento das características e condições de vida da população em todos os municípios do País e em seus recortes territoriais internos.

“Fazer o Censo 2022 é uma atribuição do IBGE, mas também é uma responsabilidade da sociedade como um todo. A população brasileira é parte essencial desse trabalho. Com as reuniões de planejamento e acompanhamento do Censo, a sociedade local participa da construção do conhecimento sobre si mesma e suas características”, afirmou José Vitorino.

Segundo o prefeito Luís Henrique a realização do Censo 2022 é de extrema importância para o levantamento dos dados referentes aos nossos munícipes. “O último Censo foi realizado há muitos anos, em 2010, e desde então só é possível ter estimativas da nossa população total. Com o crescimento da cidade, surgimento de novos bairros e criação de empregos, vai ser de grande utilidade obter a dimensão real do nosso município”.

 O IBGE

O IBGE é o Órgão da Administração Federal responsável pela realização de pesquisas estatísticas, demográficas, estudos geográficos e de base cartográfica, na busca de dados sobre a realidade do País que venham a contribuir com o planejamento governamental e da iniciativa privada.

 

Deixe um comentário