Qual o brilho da sua estrela?

130617095047.jpg
.

Gosto de enxergar além das estrelas e perceber que não há ninguém melhor que ninguém, todas são iguais. Não há certo, nem errado, ambas convivem sobre o mesmo céu e sorriem sob o luar. Não há ganância pelo dinheiro, nem pelas diferentes cores que são resultados de suas diferentes temperaturas.

Umas brilhantes de 1ª magnitude, outras menos, de 6ª magnitude (seguindo a ordem decrescente de luminosidade), que podem, no senso comum, simbolizar os pessimistas e os otimistas. Para tanto, podemos fazer uma analogia teórica aos estudos de Carol S. Deweck, que explica sobre o “Mindset”, palavra inglesa que tem por definição “mentalidade”, “atitude mental”, ou, “modelos mentais”.

A autora explica sobre o mindset fixo -mentalidade que encara as dificuldades como problemas- e o mindset de crescimento -que busca diminuir o tamanho dos obstáculos. O primeiro simboliza a estrela de 6ª magnitude (menos brilhante) e o segundo, de primeira magnitude (mais brilhante).

Como exemplo, ao tirar uma nota ruim na escola/universidade o mindset fixo pensaria “Sou um fracasso total”, “Sou um idiota”, enquanto o mindset de crescimento refletiria “preciso me esforçar mais”,  “sou capaz e poderia ter dado meu melhor”.

No livro Carol nos faz refletir sobre esse contexto ao citar sobre o resultado de suas pesquisas “a opinião que você adota a respeito de si mesmo afeta profundamente a maneira pela qual você leva sua vida”. Dessa forma fico a pensar que falta sairmos da 6ª magnitude e dar mais brilho para nossa própria estrela, ou melhor, podemos começar a encontrar a luminosidade interior, pois há dificuldade no reconhecimento do  próprio “eu”.

Usar o mindset de crescimento, que se baseia na crença de que você é capaz de cultivar suas qualidades básicas por meio de seus próprios esforços, pode ser um recomeço. É possível ser melhor, basta querer. É possível ser grande, basta sonhar. E não se esquecer que nesse sonho você é o principal, pois é o responsável pelo brilho da sua própria constelação.

Deixe um comentário

Parceiros

050315164829.jpg
050315165005.jpg
050315163746.jpg
050315172328.jpg
050315171824.jpg

Colunistas

Últimas Notícias

A Tribuna TV

Enquete

Para combater o mosquito que transmite Zika,Dengue e Chikungunya, os agentes de saúde devem ou não entrar nos locais com suspeita de foco mesmo sem a autorização do proprietário?



Resultados