Processo e resultado

030418102912.jpg
.

“A chapa é quente, o processo é lento e o bagulho é louco”

 

 

Se fosse para ficar Palmeiras, Corinthians, Santos e São Paulo nas semifinais do Campeonato Paulista, por que tanto trabalho e confusão para se chegar a este resultado? Era só a Federação Paulista de Futebol apontar os quatros times sem campeonato e promover um quadrangular.

Assim vê a realidade quem só pensa no resultado. Pais que raciocinam assim, fazem o trabalho para o aluno apresentar ao professor, bem bonitinho, bem feito, porque o que importa é o resultado, não importa se o aluno não aprendeu. E assim, a exposição dos trabalhos escolares na escola se torna uma mentira, uma hipocrisia.

Mais importante que o resultado é o processo, a caminhada, o jeito de chegar. Não importa que o trabalho escolar de meu filho seja feinho, mas foi o que ele foi capaz de fazer. Na próxima atividade, ele fará um trabalho melhor com certeza.

Durante o Campeonato Paulista, houve muitos jogos, vários estádios cheios, jogadores e técnicos revelados, bastantes passeios. A economia esportiva funcionou. O nosso tempo ficou mais animado e alegre.

Como também, com o campeonato, ficou provado que Palmeiras, Corinthians, Santos e São Paulo são realmente as melhores equipes do estado. Não foi escolha de ninguém, o processo é que revelou isso. Pode ser que o processo não seja perfeito, mas chegou-se a um resultado democraticamente.

Na política, há gente que acredita em iluminados, na tecnocracia, na meritocracia. Ou então que um grupo sabe mais do que outro, então assim se justifica a ditadura, o domínio de um grupo sobre o outro. Acredita no resultado, não dá importância ao processo.

A democracia é o processo mais imperfeito do mundo, mas que garante, bem ou mal, a participação de todos. Na democracia é melhor errar em conjunto do que acertar sozinho. O país pode não ser aquela beleza, mas foi o que conseguimos construir no decorrer de sua história.

Palmeiras, Corinthians, Santos e São Paulo ficarem nas semifinais do Campeonato Paulista foi o óbvio, mas o óbvio precisa ser explicado, provado e aprovado, para ver se eles são os bons mesmo.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Parceiros

050315164829.jpg
050315165005.jpg
050315163746.jpg
050315172328.jpg
050315171824.jpg

Colunistas

Últimas Notícias

A Tribuna TV

Enquete

Para combater o mosquito que transmite Zika,Dengue e Chikungunya, os agentes de saúde devem ou não entrar nos locais com suspeita de foco mesmo sem a autorização do proprietário?



Resultados