Problemas no Nova Jales tem causado transtornos a moradores do Jardim Alvorada quando chove

141117103741.jpg
Lama que escorre do Jardim Nova Jales II quando chove invade ruas e casas do Jardim Alvorada

 

Mais uma vez a chuva que caiu sobre áreas no Jardim Alvorada tem causado transtornos e problemas aos moradores do bairro. Segundo denúncias feitas ao jornal A Tribuna e também a vereadores da Câmara Municipal de Jales, após a construção do Conjunto Habitacional Nova Jales II, em função da necessidade de abertura de novas ruas, quando chove, a água invade o Alvorada e arrasta um grande volume de terra.

Segundo moradores, o problema ocorre devido a falta de um sistema de captação de água pluvial eficiente. “Já estamos cansados desse problema, é um verdadeiro descaso com quem mora aqui. A chuva forte da sexta-feira, dia 3, nos causou grandes transtornos, a água formou um lamaçal que invadiu as ruas do Jardim Alvorada, muitas calçadas e até casas. Olhando em alguns muros dá para ver o estrago que foi. Esse problema se repetiu no sábado, quando choveu forte de novo e só foi parcialmente resolvido na segunda-feira quando veio uma equipe fazer a limpeza. Um absurdo”, reclamou um morador.

O vereador João Zanetoni (PSB), também usou a tribuna da Câmara Municipal na sessão dessa segunda-feira, 6, para questionar a prefeitura sobre o assunto. Ele apresentou um requerimento para saber quais providências já foram tomadas para evitar que a água invada o Jardim Alvorada. Ele também indagou quando será instalado um sistema completo de captação de água nos bairros Jardim Alvorada, Nova Jales I e Nova Jales II.

“Nesse fim de semana, aconteceu o mesmo problema, com maior dano ainda. A terra já estava molhada e essa erosão alcançou as ruas, casas e ainda causou o assoreamento do Córrego do Açude”, ressaltou Zanetoni.

Outro morador do bairro disse que o problema foi denunciado ao prefeito Flávio Prandi Franco (DEM), o Flá, que prometeu tomar providências. Pelo Facebook, algumas mensagens foram postadas e o prefeito foi notificado através de marcação permitida pela rede social. “Gostaríamos que o senhor desse apoio a nós, moradores do Jardim Alvorada. Não aguentamos mais, todas as vezes que chove o bairro fica cheio de lama e as casas ficam cheias de água com barro. Isso está acontecendo com muita frequência. Estamos pedindo socorro”.

O vereador Vanderley Vieira (PPS), o Deley, ressaltou durante a sessão camarária a necessidade de melhorar a captação de água na região: “Estive lá hoje e vi o lamaceiro que está naquele bairro. É de dar dó. É devido à construção de um novo bairro. Mas nós, como vereadores, temos que fiscalizar quando for fazer o escoamento de água, quando for fazer o asfalto, a tubulação, para que as águas que vêm do Nova Jales I, junto com as do Nova Jales II não invadam totalmente o Jardim Alvorada”.

O secretário de Planejamento e Trânsito, Nilton Suetugo, explicou que a empresa responsável pelas obras no Nova Jales II deveria ter se responsabilizado não só pela parte de edificação das casas, mas também pela infraestrutura do local, que no caso, incluiria o ramal de ligação da galeria de águas pluviais ao córrego existente próximo ao bairro, o que não foi executado até o momento. “Comunicamos a empresa que isso causa prejuízos a população de bairros adjacentes e que isso não pode ocorrer. O secretário de Obras, Manoel de Aro, já notificou a empresa e eu pedi ao engenheiro responsável pela obra a adoção de medidas que possam solucionar esse problema, para que a chuva não leve barro para as casas. Como as providências não foram acatadas e na quarta-feira, 8, voltou a chover, decidi na quinta-feira, dia 9, pedir o embargo total da obra. Esse prejuízo para os moradores não pode existir, a empresa precisa tomar providência. É um embargo passível de suspensão quando a empresa iniciar as obras de contenção. Evidente que a Prefeitura não quer atrapalhar o andamento do empreendimento, mas de forma alguma a gente vai permitir que os moradores sofram”, ressaltou Niltinho.

Deixe um comentário

Parceiros

050315164829.jpg
050315165005.jpg
050315163746.jpg
050315172328.jpg
050315171824.jpg

Colunistas

Últimas Notícias

A Tribuna TV

Enquete

Para combater o mosquito que transmite Zika,Dengue e Chikungunya, os agentes de saúde devem ou não entrar nos locais com suspeita de foco mesmo sem a autorização do proprietário?



Resultados