Prefeitura reúne autoridades e expõe plano de contingência ao Coronavírus

230320093843.jpg
O prefeito Flá e o vice Garça receberam autoridades em Saúde, secretários municipais, representantes da ACIJ e do Turismo para discutir medidas

A Prefeitura de Jales, através do prefeito Flávio Prandi Franco, Flá, do vice-prefeito José Devanir Rodrigues, o Garça, reuniu autoridades em Saúde, Educação, Assistência Social, Comércio e Turismo, na manhã da segunda-feira, 16 de março, para apresentar e discutir o plano de contingência ao Coronavírus (COVID-19) que objetiva prevenir a doença que tem feito vítimas em diversos países.


Até o final da tarde da segunda-feira, a Secretaria Municipal de Saúde havia registrado dois casos suspeitos em Jales. Ambos estão sendo tratados em isolamento domiciliar enquanto são aguardados os resultados dos exames que foram enviados ao Instituto Adolfo Lutz (IAL). Houve a disseminação da notícia de que seriam três casos, porém, este último foi descartado por se tratar de sintomas de Asma. Já na terça-feira, mais dois casos suspeitos foram registrados, e também aguardam em isolamento os resultados dos exames.


Cabe ressaltar a importância de a população repassar apenas dados oficiais para que não haja desencontro de informações e, assim, todos os munícipes tenham acesso notícias corretas e possam descartar as Fake News que surgem a todo o momento.


Jales seguirá as orientações estaduais e terá como base o Boletim Epidemiológico emitido pela Secretaria de Vigilância em Saúde, órgão do Ministério da Saúde. Na reunião estiveram presentes secretários municipais e representantes das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Planejamento, Administração, Comunicação, Esportes, Cultura e Turismo, das Vigilâncias Epidemiológicas municipal e estadual, representantes da Santa Casa de Misericórdia, do Hospital do Amor, do Ambulatório Médico de Especialidades – AME, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da Associação Comercial e Industrial de Jales (ACIJ), da Procuradoria Jurídica do Município e Câmara Municipal de Jales.


 Como se prevenir?
A secretária de Saúde, Maria Aparecida falou sobre as medidas a serem tomadas para prevenir a proliferação do vírus, entre elas, higienizar as mãos com frequência: o álcool gel ou a higiene com água e sabão são eficazes para o combate do vírus; Evitar tocar a boca, nariz e olhos: caso seja necessário, higienize as mãos imediatamente antes e depois; Utilize a etiqueta da tosse: se for tossir ou espirrar não utilize as mãos ou lenços de tecido. Utilize preferencialmente lenço descartável e, se não for possível o lenço, utilize o antebraço para proteção da boca e nariz; Evitar aglomerações e locais fechados; Manter os ambientes higienizados e ventilados em casa e no trabalho; Manter distância de pelo menos um metro das demais pessoas; Não compartilhar objetos pessoais.


 Orientações para a população
O prefeito Flá fez questão de enfatizar orientações que já estão sendo repassadas por meio da Secretaria Municipal de Comunicação para toda a imprensa e à população através das redes sociais da Prefeitura.


“Não há motivo para desespero, apenas para precaução e prevenção. Nossas Unidades Básicas de Saúde, bem como UPA, Santa Casa, AME e Hospital do Amor estão preparados para atender a população. Apenas procure os serviços de saúde quem não estiver se sentindo bem e com dificuldade respiratória. Caso tenha sintomas de gripe comum e leve o ideal é permanecer em casa e fazer repouso. Se for necessário a visita às Unidades de Saúde, é importante utilizar máscara de proteção para não oferecer risco às demais pessoas e também aos profissionais de saúde”.


 As aulas serão canceladas?
Seguindo as orientações do governo do Estado, a Prefeitura de Jales publicou o Decreto nº 8.053 na terça-feira, dia 17, determinando que as aulas da rede municipal, inclusive creches, sejam suspensas a partir da próxima segunda-feira, dia 23 de março. Segundo a secretária municipal de Educação, Lourdes Marcondes Rezende, desde a segunda-feira, 16 de março, as faltas dos alunos que não compareceram às aulas não foram computadas.


Mesmo assim, durante a semana, a equipe da Vigilância Epidemiológica visitou as escolas orientando professores, servidores e alunos sobre como proceder para evitar a proliferação do coronavírus.


 Suspensão de atendimentos
A Prefeitura decidiu suspender os atendimentos voltados à população da terceira idade oferecidos pelo CIEVI (Centro Integrado Esportivo de Valorização do Idoso), CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), além de aulas do EJA (Educação de Jovens e Adultos) e do FSS (Fundo Social de Solidariedade).


As aulas de hidroginástica, ginástica rítmica e de dança, além dos bailes realizados nos finais de semana, todos pela AJATI (Associação Jalesense da Terceira Idade) no CIEVI, também entraram na pauta de cancelamentos.


A Prefeitura de Jales também suspendeu a participação da delegação do município no JORI – Jogos Regionais do Idoso. O evento será sediado em Araçatuba dos dias 23 de abril a 3 de maio.
Marcada para o início de abril, a Secretaria Municipal de Saúde também anunciou o adiamento da Semana da Saúde que seria realizada dos dias 4 a 8 de abril.


“Vamos orientar a iniciativa privada, que já agendou eventos na cidade, sobre as medidas de prevenção e orientações do Ministério da Saúde. A decisão caberá a eles sobre a realização de festas, campeonatos esportivos, quermesses, e eventos com aglomeração de pessoas”, ressaltou o diretor de Turismo da SMECT. Luiz Carlos Gonzaga, presente na reunião.

 

Deixe um comentário

Parceiros

290420095635.jpg
200420103240.jpg 290420095031.jpg
290420100901.jpg
290420103741.jpg

Social

Nenhuma notícia encontrada.

Últimas Notícias

A Tribuna TV

Enquete

Você é a favor do isolamento social para combate do Coronavírus?




Resultados