Prefeitura realiza Campanha de Combate às Drogas

040722152028.jpg
A exibição foi realizada no Centro Cultural Dr. Edílio Rodolfo durante três dias

A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social em parceria com o CREAS (Centro de Referência Especializada em Assistência Social), Secretaria Municipal de Educação e a Escola Livre de Teatro de Jales (ELITE), promoveu durante a semana a Campanha de Combate e Enfrentamento ao Uso de Drogas, em alusão ao Dia Internacional contra o Abuso, Uso e Tráfico Ilícito de Drogas, celebrado no dia 26 de junho.
No dia 27, 28, e 29 foram realizadas apresentações da peça “Onde está você?’’ interpretadas por atores da Escola Livre de Teatro de Jales, no Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo, aos alunos da Rede Pública do Ensino Fundamental e Médio das escolas E.E. “Dr. Euplhy Jalles”, E.E. “Profª. Sueli Silveira Marin Batista”, E.E. Onélia Faggioni Moreira, E.E. “Juvenal Geraldelli”, E.E. “Dom Arthur Horsthuis” e E.E. “Prof. Carlos Arnaldo Silva. Os alunos tiveram o transporte viabilizado pela Prefeitura de Jales.
O enredo conta a história de um jovem que acaba de completar 18 anos e que apresentava boas relações com a família e amigos, mas que acabou se envolvendo com o mundo das drogas. Todo o contexto gira em torno do sofrimento da mãe e dos melhores amigos que acompanharam a mudança repentina do garoto, e que acabou perdendo a vida após o seu envolvimento com as drogas.  A apresentação traz uma forte reflexão para que as crianças e adolescentes se mantenham longe do uso de drogas, pois, na maioria das vezes, o fim de uma pessoa que faz uso de entorpecentes é geralmente trágico.
‘’A peça que assistimos hoje é a realidade de muitas famílias que infelizmente passaram ou passam pela mesma situação. Membros da família que acabam perdendo a vida após se envolverem com as drogas ou sofrerem algum tipo de abuso. Considerando o alto número da população jovem de nossa cidade, convidamos os alunos das escolas estaduais para participarem deste ato, onde buscamos a conscientização deles para o assunto. Sabemos que é muito difícil convencer alguém a não fazer algo que lhe dê prazer; drogas e álcool, antes de qualquer outra coisa, oferecem prazer imediato, e por causarem dependência física, psicológica e síndrome de abstinência são de difícil tratamento. O nosso objetivo é conscientizar essa garotada através de ações preventivas que são planejadas e direcionadas para o desenvolvimento humano, o incentivo à educação, à prática de esportes, à cultura, ao lazer e a socialização do conhecimento sobre drogas, além de mostrar para eles que podem contar com a nossa ajuda’’ disse a secretária de Desenvolvimento Social, Pérola Maria Fonseca Cardoso. 
A vice-prefeita e secretária de Educação, Marynilda Cavenaghi, também esteve presente e falou sobre a importância da ação. ‘’Na constante mudança que o mundo vive hoje, precisamos ter um olhar especial para a nossa juventude. E pensando nisso, nós da Secretaria de Educação, em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social, CREAS, Escola Livre de Teatro de Jales e com as escolas estaduais da nossa cidade, preparamos esta semana para realizar a campanha que visa a conscientização e prevenção sobre o tema. Está sendo um grande evento, inclusive algumas crianças que nunca tinham assistido a uma peça teatral, através desta parceria, tiveram esta oportunidade ao longo da semana. Sem dúvidas, estes jovens saem daqui com o pensamento totalmente diferente de quando chegaram. Ficamos felizes, pois esse era o nosso principal objetivo’’, afirmou.

 

Deixe um comentário