Prefeitura de Jales realiza a distribuição gratuita de capim capiaçu aos produtores rurais

060622152200.jpg
.

Uma ação inédita foi realizada na manhã da terça-feira, dia 31, pela Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente: a distribuição gratuita do capim BRS Capiaçu, uma variedade melhorada do capim elefante, para produtores de gado de leite e de corte do município.

Para acompanhar a distribuição do capim, o prefeito Luís Henrique visitou o Viveiro Municipal onde são produzidas as mudas e ao lado da secretária Sandra Gigante, do chefe de gabinete José Angelo Caparroz Vieira, e do responsável pelo Viveiro Municipal, Yuri Vilharva, conversou com os produtores rurais sobre a importância do setor da agricultura para a economia do município e parabenizou o trabalho da secretaria em prol ao homem do campo.

“Hoje estamos aqui para enaltecer o trabalho desta importante secretaria que pela primeira vez está distribuindo mudas de capim capiaçu gratuitamente aos nossos produtores e é uma satisfação recebê-los e falar das importantes conquistas para o setor agrícola.  Recebemos uma pá-carregadeira, uma retroescavadeira e uma motoniveladora para ajudar no trabalho diário da secretaria e fomos contemplados com o Programa Melhor Caminho que vai beneficiar 21 km de estradas rurais. Esse é o nosso objetivo estar sempre contribuindo com o homem do campo e fortalecendo este importante setor do nosso município”, ressaltou o prefeito.

A secretária da pasta, Sandra Gigante, explicou aos produtores que o capim BRS Capiaçu é um clone de capim-elefante de alto rendimento para suplementação volumosa na forma de silagem ou picado verde. Devido ao seu elevado potencial de produção (50t/ha/ano), também pode ser utilizada para a produção de biomassa energética. “O capim Capiaçu tem porte alto, podendo chegar a até 4,20 metros de altura, se destacando pela produtividade e pelo valor nutritivo da forragem quando comparada com outras cultivares de capim-elefante. Foi desenvolvido pela Embrapa e está sendo cultivado no Viveiro Municipal e distribuído, pela primeira vez, de forma gratuita pela Prefeitura de Jales para fortalecer a cadeia produtiva da pecuária leiteira e da pecuária de corte”. 

O produtor que tiver interesse pode procurar a Secretaria de Agricultura que irá estabelecer a quantidade de acordo com o tamanho e a produção de cada propriedade rural. O transporte será de responsabilidade dos produtores, informou a secretária Sandra. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3621 6688.

Deixe um comentário