Prefeito recebe representantes da Rumo que apresentaram o projeto de construção de viadutos em Jales

151220111614.jpg
Projeto do viaduto que ligará a Avenida Jânio Quadros (perto do SBR Supermercados) com a Rua Osvaldo Cruz

O prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, e o vice-prefeito José Devanir Rodrigues, o Garça, receberam na manhã de quinta-feira, dia 10 de dezembro, durante reunião de trabalho, representantes da Rumo, empresa responsável pela administração da concessão da Malha Paulista de Ferrovias, que, na ocasião, apresentaram os projetos dos dois viadutos que serão construídos sobre a linha férrea em Jales. Foi mais uma etapa concluída, confirmando que o sonho de anos da população jalesense finalmente se tornará realidade.

O Plenário Presidente Tancredo Neves da Câmara Municipal de Jales recebeu o gerente de Relações Governamentais da Rumo, Rodrigo Verardino de Stéfani, e o coordenador de Relações Governamentais da Operação Norte da Rumo, Marcelo Rodrigues. Eles apresentaram os projetos aos secretários municipais e servidores da Prefeitura, aos vereadores atuais e recém-eleitos para a nova gestão, representantes de entidades de classe, engenheiros, representantes da sociedade civil organizada e imprensa, sempre adotando as medidas de prevenção à Covid-19. O prefeito eleito Luís Henrique Moreira e seu assessor José Ângelo Caparroz Vieira também participaram do evento.

Os representes da Rumo mostraram os projetos dos viadutos que serão construídos no trecho que liga a Rua Minas Gerais, no Jardim Paulista à Avenida Rosa Garcia Ceciliano, no prolongamento com a Rua Goiás, no Jardim São Gabriel, e nas proximidades da Fepasa, na Avenida Jânio Quadros que terá ligação com a Rua Osvaldo Cruz. Depois de prontos, os viadutos, que terão obras complementares, vão aliviar a vida dos que, muitas vezes, precisam aguardar a passagem de trens, alguns com mais de 100 vagões, para ter acesso a um dos lados da cidade. Há décadas esta obra é aguardada e clamada pela população jalesense.

Vale ressaltar que um fator determinante para a inclusão de Jales nos planos de investimentos da Rumo foi o discurso do prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá, em setembro do ano passado, no painel técnico realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, para debater sobre a renovação antecipada do contrato de concessão com a empresa. Flá, que também é presidente da AMA (Associação dos Municípios da Araraquarense), representou os 645 municípios do Estado de São Paulo no evento em que também fizeram parte do painel o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o ministro do TCU, Augusto Nardes, o presidente do TCU, José Mucio Monteiro, o diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Davi Barreto, entre outras autoridades.

Flá lembrou que “após a grande luta no sentido da aprovação da renovação antecipada da concessão ferroviária da Malha Paulista, assinada em 27 de maio entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a empresa Rumo, as coisas caminharam muito mais rápido. Estamos resolvendo conflitos urbanos em inúmeras cidades do estado de São Paulo. Agora é realidade a possibilidade que temos de resolver este impasse que a nossa cidade vive desde a sua fundação. Nós acreditamos que o desenvolvimento virá com esta grande ação. Não só o programa de mobilidade de conflitos urbanos, mas o desenvolvimento que toda essa ação vai trazer, não só para Jales e região, mas para todo o Estado de São Paulo. Vou finalizar meu mandato no próximo dia 31 com o sentimento de dever cumprido”.

A Malha Paulista compreende um trecho com 1.989 quilômetros no Estado de São Paulo que vai da divisa com o Mato Grosso do Sul até o Porto de Santos. O contrato original venceria em 2028, mas, com os aditivos, a Rumo conseguiu mais 30 anos, estendendo a concessão até 2058. “Será a malha ferroviária mais importante do país e passa aqui na nossa cidade. Tenho certeza que nós vamos nos transformar em uma cidade importante para o desenvolvimento do nosso estado e do nosso país. Atualmente a Rumo consegue transportar 30 milhões de toneladas de produtos por ano, e com todas as melhorias que serão feitas esse número saltará para 75 milhões. E o mais importante é que o escoamento da safra agrícola será maior, mais rápido, com mais tecnologia e com menos consumo de combustível”, frisou o prefeito Flá.

Rodrigo Verardino lembrou que a Rumo investirá R$ 6 bilhões nas ferrovias do Estado e parte desses investimentos serão destinados para solucionar conflitos urbanos. “Queremos agradecer ao prefeito Flá por acreditar na Rumo, por batalhar por esse projeto, por seu engajamento e determinação. Sem a aprovação da renovação antecipada da concessão ferroviária da Malha Paulista, que o Flá teve participação direta, não seria possível gerar esse investimento adicional de mais de 6 bilhões de reais”.

Durante o evento foi exibido um vídeo em que o vice-governador do Estado, Rodrigo Garcia, ao lado do prefeito Flá, disse que “hoje se anuncia os importantes investimentos da Rumo na cidade de Jales e sabemos que esses viadutos, essas obras vão melhorar a mobilidade urbana no município. O prefeito Flá lutou muito por isso, junto à concessionária e junto ao governo. Quero cumprimentá-lo pelo seu trabalho e pelos quatro anos de muita dedicação. Sempre procurei estar ao seu lado, ao lado da cidade, pra que a gente pudesse desenvolver o município de Jales. Registro que vamos continuar ajudando a cidade, trabalhando pela população com novos investimentos a partir do ano que vem”.

Deixe um comentário