Portal de Entrada é reformado e deve receber sede da Secretaria de Esportes

300118145343.jpg
Portal de Entrada de Jales foi totalmente reformado, recebeu equipamentos de Academia Ao Ar Livre para Pessoa com Deficiência e deve abrigar, em breve

Quem passa pelo Pórtico de Entrada da Cidade, na Avenida João Amadeu, próximo ao “viaduto do Proença”, já pode perceber um espaço totalmente reformado e novo. A prefeitura Municipal decidiu transformar o local que estava completamente abandonado, depredado, com problemas no sistema de iluminação, entre muitos outros, e realizou obras de adequação e revitalização.

Manutenção nos jardins, pintura do espaço físico e das estruturas metálicas do Pórtico, substituição das luminárias metálicas por LED, tecnologia que vai garantir considerável economia de energia elétrica, fizeram parte do processo de transformação, segundo o secretário de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Mobilidade Urbana, Nilton Suetugo.

Porém a grande novidade é a Academia Ao Ar Livre para Pessoa com Deficiência instalada no local, ao lado da já existente Academia ao Ar Livre, destinada à prática de atividades físicas. Os aparelhos ficaram um bom tempo abandonados no Estádio Municipal Dr. Roberto Valle Rollemberg, após terem sido retirados de um espaço anexo ao estádio, na Rua 24, inaugurado durante a administração da então prefeita Eunice Mistilides Silva, em setembro de 2014. Em julho de 2016, um comerciante local chegou a procurar o jornal A tribuna e denunciar o descaso da administração pública com o destino dado aos equipamentos da academia. O então secretário de Esportes e Cultura, Ademir Molina, alegou na época, que a academia foi construída na gestão da prefeita Nice, em um local de grande tráfego de veículos, de difícil acesso para portadores de necessidades especiais, sem bebedouros de água e sem banheiros. Molina disse que aguardava a autorização da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, para construir a academia em local apropriado.

Para resolver o problema e encontrar local adequado para a instalação da Academia para Pessoa com Deficiência, o secretário Nilton Suetugo se reuniu com outros secretários municipais e decidiu que os equipamentos seriam instalados no “Portal”. A nova academia recebeu aparelhos tríceps, máquina bíceps, máquina supino vertical, máquina de remada sentado, máquina abdominal, jogo de barras, jogo de barras paralelas, máquina giro de punho, bicicleta de mão e máquina twist e já está liberada para a população. “Agora os aparelhos estão em um local que oferece acessibilidade e bem-estar à população, ao lado dos equipamentos destinados à prática de atividades físicas que já existiam no espaço. Temos, agora, um local plano, de fácil acesso, bem localizado, que formará um centro de atividades físicas bem adequado para todos. Ainda faltam algumas etapas para concluirmos a reforma, que só foram interrompidas em função do socorro que tivemos que prestar aos problemas causados pela chuva na cidade, mas retomaremos em breve as obras”, disse Niltinho.

Próximas etapas

O secretário Nilton Suetugo ressaltou ainda que a Prefeitura pretende complementar o Portal de Entrada com uma quadra de vôlei de areia e com a sede de parte da Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo. “A iluminação da quadra já está pronta, faltando apenas colocar a areia e os dispositivos da quadra. Parte da SMECT também deve ser transferida para o Portal de Entrada da cidade. Técnicos deverão fazer o monitoramento dos exercícios dos usuários das academias. Também queremos promover alguns eventos, ao longo do ano, ligados ao Vôlei de Praia [areia]. Se não ocuparmos aquele espaço, provavelmente poderemos voltar a ter problemas com vandalismo”. Para finalizar, a Prefeitura pretende colocar banheiros e bebedouros de água à disposição da população que frequentar o espaço.

Todas as reformas no local foram feitas com recursos próprios e com funcionários da Prefeitura.

O prefeito Flávio Prandi Franco falou sobre a importância de valorização do esporte e também daquela área da cidade. “Claro que temos muitas prioridades em nossa cidade e, à medida do possível, estamos trabalhando em todas as áreas para garantir mais qualidade de vida e bem-estar à população. A valorização do esporte, assim como da cultura e do turismo estará sempre em nossos planos. Receber bem nossos visitantes e acolher as pessoas faz parte desse processo, por essa razão, decidimos reformar o Portal de Entrada que estava completamente abandonado e depredado. Desde que foi inaugurado, não passou por reforma e adequação total. Agora o espaço está revitalizado, bonito, funcional, acolhedor e seguro. Nossa próxima etapa, com a inserção de Jales no MIT – Município de Interesse Turístico, que deverá ser aprovado em fevereiro, será revitalizar a entrada da cidade, desde a altura do quilômetro 583, nas proximidades da Ford, instalando o letreiro com o nome de Jales e deixando o local mais bonito e acolhedor”, finalizou o prefeito Flá.

Deixe um comentário

Parceiros

050315164829.jpg
050315165005.jpg
050315163746.jpg
050315172328.jpg
050315171824.jpg

Colunistas

Últimas Notícias

A Tribuna TV

Enquete

Para combater o mosquito que transmite Zika,Dengue e Chikungunya, os agentes de saúde devem ou não entrar nos locais com suspeita de foco mesmo sem a autorização do proprietário?



Resultados