O líder On e Off

260417093449.jpg
.

Nossos olhares piscam como a tela de um celular, a cada flash uma novidade, a cada toque uma surpresa, a em cada vibrar uma nova mensagem afirmando: você está conectado. Seguimos os paços virtuais, e caminhando robotizados não pensamos no agir, apenas agimos.

O online tornou as pessoas frias, mornas para as atividades do mercado, pessoais e íntimas. Poucos são aqueles que sabem transmitir o “online” em “offline” e fazer a diferença com novas ideias. Estudamos filósofos, historiadores, cientistas, pesquisadores antigos, que deixaram sua marca, hoje estudamos os gênios que criaram as inovações tecnológicas. Não estou criticando as novas descobertas, apenas alertando sobre o padrão de estudos.

Joaquim José da Silva Xavier, líder da Inconfidência Mineira deixou sua marca no país, considerado até mesmo como um herói nacional. Ele não tirou suas ideias da cartola como um mágico, muito menos sua estratégia como um passe de mágica. Ele pensou! Não apenas na forma como iria liderar, mas na infinita vontade de fazer a diferença.

Sabe aquele ditado pleonástico que cansamos de ouvir “ saia de fora da caixa”, pois bem, ele saiu. Conhecido como Tiradentes, ele lutou pela Independência do Brasil quando estávamos sob exploração de Portugal. Para tanto, criou o movimento Inconfidência Mineira, a fim de transformar o Brasil numa República independente de Portugal. Cá estamos! Pois sofríamos, como a descrição das sábia mensagem de Fernando Pessoa: “Ó mar salgado, quanto de seu sal são lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram”.

Por fim, deixo uma indagação: quantos líderes vestiram a camisa pelo seu país? A reflexão é para vibrarmos como um toque de celular a cada conquista, evoluirmos a cada toque e descoberta, sermos mais quentes, e vivermos o off-line. Queremos fazer a diferença nos papeis, com as palavras, esquecemos de agir. “Ação” é a palavra para essa semana, quando pensar em algo, faça! Se cair em caixa postal tente uma, duas, três, até acabar a bateria. Mas não se esqueça de recarregar, pois quem monta a tela do celular é você mesma.  Já dizia um pensador “Não somos o que sabemos. Somos o que estamos dispostos a aprender”.

Deixe um comentário

Parceiros

050315164829.jpg
050315165005.jpg
050315163746.jpg
050315172328.jpg
050315171824.jpg

Colunistas

Últimas Notícias

A Tribuna TV

Enquete

Para combater o mosquito que transmite Zika,Dengue e Chikungunya, os agentes de saúde devem ou não entrar nos locais com suspeita de foco mesmo sem a autorização do proprietário?



Resultados