Natal terá casa do Papai Noel e presépio na Praça João Mariano de Freitas

300821152846.jpg
O coreto da Praça João Mariano de Freitas vai receber uma decoração inédita, com direito a presépio e máquina de neve

Depois de uma sessão com disputa acirrada entre duas concorrentes, a licitação que definiu a empresa que vai instalar a decoração natalina de Jales neste ano terminou com preço 25% menor que o inicial, de R$ 200 mil. Como se tratava de uma concorrência do tipo menor preço, na qual vence quem oferecer a proposta mais vantajosa para o município, o valor final do contrato caiu para R$ 148.499,99. O vencedor foi Adalberto Miguel dos Santos, de Barretos, que concorria com outras três empresas, de Presidente Prudente, Cristais Paulista e Jales. Duas delas foram desistindo durante a disputa e só restaram outras duas. 

A expectativa é que os enfeites sejam instalados impreterivelmente até o dia 12 de novembro e retirados a partir de 10 de janeiro de 2.022.  Alguns pontos que receberão o material já passam por reforma. É o caso do portal de entrada da cidade, na Avenida João Amadeu, e a academia ao ar livre, que fica no mesmo lugar.

O edital prevê um volume maior de enfeites do que nos anos anteriores e devem ser instalados enfeites onde até agora não havia. Como, por exemplo, as rotatórias do Hospital de Amor e do jardim Arapuã e da praça do Comboio, na Avenida Jânio Quadros, e da praça da Rodoviária. 

Na rotatória do Hospital de Amor, será instalada uma árvore de natal de sete metros em estrutura de metalão e ferro chato no modelo Chuva de Estrelas e Led, a ser colocada/instalada no centro da Rotatória.

Na rotatória do Jardim Arapuã, sentido JACB, haverá uma Árvore de Natal de sete metros em estrutura de metalão e ferro chato no modelo Arabescos em Coração e Led, a ser colocada/instalada no centro da Rotatória.

Na rotatória do Jardim Aeroporto, uma Árvore de Natal de sete metros em estrutura de metalão e ferro chato no modelo Chuva de Estrelas e Led, a ser colocada/instalada no centro da Rotatória. Sistema de acendimento automático com fotocélula individual, mais dois holofotes de 200 Watts na cor verde para iluminar a árvore na Rotatória.

Na praça da Rodoviária, haverá mangueiras amarelas em torno das 20 árvores do interior da Praça, em sistema de acendimento automático com fotocélula individual, mais 20 candelabros em estrutura de ferro e mangueira incandescente, também amarelos.

PRAÇAS E AVENIDAS PRINCIPAIS

Infelizmente, a Prefeitura praticamente descartou a chance de a revitalização da praça Dr. Euphly Jalles ser entregue até o fim do ano, mas ainda assim, pretende instalar alguns enfeites na parte que estiver concluída. Entre eles, 30 figuras natalinas em metalão e led na cor vermelha; quatro soldadinhos de chumbo gigantes, uma máquina de neve, uma árvore de natal gigante de15 metros, um papai noel gigante de 5 metros de altura, em fibra de vidro, iluminado com holofotes, um pirulito giratório gigante, com 5 metros de altura, em fibra de vidro, com seis bolas natalinas,

Além da praça da Catedral, propriamente dita, que receberá 30 holofotes de 100 Watts de led, que mudarão a cor no exterior da Igreja. 

Na Avendia Francisco Jalles, serão instaladas trinta figuras natalinas em metalão com mangueira de led, vermelha e amarela, em formato de laço com dois sinos, medindo 1,80 x 1,00 metro, nos postes do canteiro central de frente à Praça João Mariano de Freitas; dez unidades arabescos nos postes sobre o Pontilhão Antônio Amaro e dois arabescos no Viaduto Edson Bitencourt, mangueiras incandescentes na grade do pontilhão, na cor amarela; 30 arabescos nos postes dos canteiros centrais, iniciando de frente a loja “Quinta Avenida” e seguindo até a Rua Oito, de frente ao “Jeca Bar”; Aproximadamente 50 tubos snollfol de leds de 1,00 metro nas árvores existentes no canteiro central entre a Rua Seis e a Rua Quatro, 50 figuras natalinas, em metalão com mangueira de led, na cor branco frio nas palmeiras imperiais até a confluência da Avenida Alfonso Rossafa Molina. 400 tubos snollfol de leds, de 1,00 metro, nas árvores existentes no canteiro central, desde a Avenida Afonso Rossafa Molina até a frente da Santa Casa, aproximadamente quatro quilômetros. 

A Praça João Mariano de Freitas deve receber o maior investimento. O objetivo da Secretaria de Turismo é transformar o Coreto em uma casa de Papai Noel, envolto com mangueiras incandescentes amarelas, tecido “Voal” e madeirit naval com portas e janelas ao seu redor, telhado coberto com tubos de snolfall, colocação de caixas de presente e uma poltrona vermelha em seu interior, além de decorações natalinas, árvore de natal de 1,80 metros decorada com bolas variadas e iluminação em led, lareira cenográfica com fogo, mesa, tapete, ar condicionado de 10.000 BTUs, e uma máquina de neve no alto do coreto. 

A praça também terá um presépio completo que será instalado numa cabana de madeira, telhado de folhas de coqueiro/sapê. A casinha do presépio vai medir 2,00 metros de largura x 3,00 metros de comprimento x 2,20 metros de altura, e terá uma estrela iluminada com led na cor amarela ou branca, mais 100 metros de led na cor branca ao entorno da casinha. O Presépio será composto por uma vaca, um burro, um camelo, imagens de Jesus/José e Maria, um anjo, reis magos e uma estrela.

Também haverá um trenó, medindo aproximadamente 1,30 metros de largura x 2,50 metros de comprimento, atrelado à quatro renas em fibra de vidro, para que as pessoas possam sentar e tirar fotos, uma árvore de natal de 7 metros de altura com laços vermelhos e luzes em strobo, dois bonecos de neve, quatro caixas de presente em fibra de vidro; uma bota de Papai Noel, uma bola de natal grande, todos iluminados por holofotes e 80 bolas, com mangueira na cor amarela nas árvores do interior da Praça, entre outros enfeites.

Deixe um comentário