Natal “Tempo de Esperança” quer devolver a esperança para o jalesense

181021092720.jpg
Coreto que em 2019 teve iluminação em sua volta, será transformado dessa vez em uma casa de papai noel, com caixas de presentes e uma poltrona vermelh

Há poucos dias da decoração natalina de Jales ser instalada (o contrato prevê prazo até o dia 12 de novembro), o prefeito Luís Henrique confirmou que os enfeites serão estendidos até pontos onde nunca haviam sido colocados, como a praça do aeroporto, terminal rodoviário, Jardim Arapuã, JACB e Comboio. LH também frisou a natureza   renovadora da decoração que terá como tema “Tempo de Esperança”. 

“Todos nós sabemos que esse ano foi um ano muito difícil em todos os sentidos. Então em março, já tínhamos a esperança de que teríamos a vacinação acelerada [no fim do ano] então nós criamos esse tema ‘Tempo de Esperança’, porque é preciso trazer um pouco de esperança, resgatar a alegria das pessoas para mostrar que 2022 vai ser um ano diferente. A partir daí nós abrimos uma licitação para fazer uma decoração diferenciada como eu acredito que há muito tempo nós jalesenses não temos”, disse. 

“Então posso dizer que toda a cidade vai ser muito bem decorada e a finalidade disso, primeiro é trazer a esperança para as pessoas. E para o comércio, trazer as pessoas para cá. Muitas vezes nós saímos daqui para as cidades vizinhas para ver a decoração natalina e acaba gastando no comércio de lá. E por que não tentarmos inverter isso e fazer com que as pessoas venham para Jales para ver a nossa decoração natalina e consequentemente gastar no nosso comércio?”

O prefeito não quis adiantar, mas garantiu que haverá atrações musicais, inclusive um evento no dia em que a decoração for acesa, além de atrações para o púbico infantil, que é o grande chamariz do período natalino. “Vamos trazer várias outras atrações, principalmente para as crianças porque você levando as crianças automaticamente leva os pais e acaba movimentando a cidade, o comércio e a economia”.

Apesar de ter iniciado o projeto ainda no primeiro trimestre (bem antes que nos anos anteriores) e já ter finalizado há dois meses a licitação para a contratação da empresa que executará a decoração, o prefeito é cauteloso com comparações com outras cidades que já têm decorações consolidadas há décadas. “É claro que não vai sair ainda da forma que pretendemos, mas vai ser uma decoração muito bonita e os jalesenses, podem ter certeza, que vão ficar muito, muito felizes, vão ficar assim bastante contentes com algo jamais visto na nossa cidade. Mas é claro que pelo curto espaço de tempo não vai ser realmente como a gente pretende”, ponderou. 

RECICLADOS

O prefeito anunciou uma novidade: pode adquirir material usado e vendido por cidades turísticas nacionais, que precisam renovar a cada ano a sua decoração. “O Natal Luz, em Gramado-RS é muito famoso e leva gente do Brasil inteiro para lá, a cada ano é uma novidade e tem algumas empresas de lá que acabam vendendo algumas coisas que não vão usar mais. Peças que não são velhas, são de dois ou três natais anteriores, mas que para nós são uma novidade imensa. Então por que não fazer uma visita e tentar negociar para trazer pra Jales um pouco do natal famoso em todo o Brasil?”.

INÉDITOS

Como o jornal A Tribuna adiantou, uma empresa de Barretos venceu a licitação para instalação e manutenção da decoração natalina deste ano em Jales. Ela venceu a concorrência, oferecendo cobrar R$ 148.499,99, valor 25% menor que o inicial do pregão. 

A expectativa é que os enfeites sejam instalados até o dia 12 de novembro e retirados a partir de 10 de janeiro de 2.022. Apesar da economia, o edital prevê um volume maior de enfeites do que nos anos anteriores. Devem receber enfeites locais já consagrados e outros que até agora nunca tinham recebido, como as rotatórias do Hospital de Amor, do jardim Arapuã e das praças do Comboio e da rodoviária.

A promessa é que a decoração tenha árvores de sete metros de altura em vários pontos; Soldadinhos de chumbo gigantes, máquina de neve, figuras natalinas nas principais avenidas e no viaduto Antônio Amaro, uma árvore de natal gigante de 15 metros, um papai noel gigante de 5 metros de altura, iluminado com holofotes, um pirulito giratório gigante, com 5 metros de altura, na praça Dr. Euplhy Jalles, entre outros.

A praça João Mariano de Freitas deve receber o maior investimento. O coreto será transformado em uma casa de Papai Noel, com caixas de presente e uma poltrona vermelha em seu interior, além de árvore de natal de 1,80 metros decorada com bolas variadas e iluminação em led, lareira cenográfica com fogo, mesa, tapete, ar condicionado de 10.000 BTUs, e uma máquina de neve no alto do Coreto.

A praça também terá uma Cacana de madeira onde será instalado um presépio completo composto por uma vaca, um burro, um camelo, imagens de Jesus/José e Maria, um anjo, reis magos e uma estrela.

Também haverá um trenó atrelado à quatro renas em fibra de vidro, para que as pessoas possam sentar e tirar fotos, uma árvore de natal de 7 metros de altura com laços vermelhos e luzes em strobo, dois bonecos de neve, quatro caixas de presente em fibra de vidro; uma bota de papai noel, uma bola de natal grande, todos iluminados por holofotes e 80 bolas, com mangueira na cor amarela nas árvores do interior da Praça, entre outros enfeites.

Deixe um comentário