Luis Henrique terá 82% do programa de rádio. Especiato 16%, Ailton 1%

280920151724.jpg
Ailton Santana, do PV, é entre os três candidatos a prefeito de Jales que terá menos tempo de rádio, aproximadamente 1,5 minutos

Já está disponível para consulta a tabela com a representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados que serve de base de cálculo para a distribuição do tempo da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão nas Eleições 2020.


Conforme a Portaria TSE nº 722/2020, publicada nesta sexta-feira, 25 de setembro a legenda com mais representatividade é o Partido dos Trabalhadores (PT), com 54 deputados federais eleitos em 2018 e que serão considerados para a bancada do horário eleitoral.


Em seguida, o Partido Social Liberal (PSL), com 52 deputados federais, e o Progressistas (PP), com 38 parlamentares.


Já a nova conjuntura partidária foi levada em consideração no caso de fusões ou de incorporações. Este, por exemplo, é o caso do partido Podemos (PODE), em que foram acrescidas seis cadeiras obtidas pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS), uma vez que o PHS foi incorporado ao PODE em setembro de 2019.


Dez partidos concorrem ao cargo majoritário em Jales, representando 391 deputados. De acordo com os critérios de distribuição, a coligação “Jales Igual Para todos”, que tem Luis Henrique como candidato majoritário, representa 264 deles, ou 82% do total. O PT, que terá Especiato como candidato, vem a seguir representando 54 deputados (16%) e o PV, cujo candidato é Ailton Santana, representa 4 cadeiras, ou 1,6% do total. 


 CÁLCULO
O cálculo não é tão simples. A Lei das Eleições e a Resolução TSE nº 23.610/2019, preveem que a divisão do tempo de propaganda gratuita seja divido da seguinte forma: do total do tempo de propaganda (dez minutos), 90% serão distribuídos proporcionalmente ao número de representantes que os partidos têm na Câmara Federal. Os 10% restantes serão distribuídos igualitariamente entre todos os partidos.


Seguindo essa orientação, Luis Henrique teria 82 % de 9 minutos (cerca de 7 minutos) mais um terço do minuto que será dividido igualitariamente. O PT teria 16% de 9 minutos (aproximadamente 1,5 minutos) mais um terço do minuto restante. E o PV teria apenas 40 segundos no total (1% de 9 minutos mais um terço do minuto restante).   


A norma prevê ainda que nas eleições municipais, o tempo será dividido na proporção de 60% para a propaganda de candidatos a prefeito e 40% para a propaganda de vereadores.
O programa de rádio é veiculado entre as 7 horas e 7h10 da manhã e das 12 às 12h10. 

Deixe um comentário