“Jales vai ter a Facip em 2018”, afirma o prefeito Flá

141117110218.jpg
Prefeito Flá disse que Jales terá a Facip em 2018, feita pela iniciativa privada ou, em último caso, pela Prefeitura

Com o não cumprimento dos prazos estabelecidos pela Unimed para que a empresa de São Paulo, Gauri Eventos, assinasse o contrato de compra e efetuasse o pagamento pela aquisição do recinto de exposições Vereador Juvenal Giraldelli, o negócio parece ter ido pelo ralo. No entanto, o prefeito Flávio Prandi Franco (DEM), o Flá, conversou com a equipe de reportagem de A Tribuna, na manhã da terça-feira, dia 7 de novembro, e garantiu: “Jales vai ter a Facip em 2018”.

Ainda segundo o prefeito “ou feita pela iniciativa privada, ou, em último caso, pela Prefeitura, a festa vai acontecer no próximo ano”, afirmou. A Facip – Feira Agrícola, Comercial, Industrial e Pecuária de Jales acontece desde 1969. Apenas em 2013, na administração da ex-prefeita Eunice Mistilides Silva e, neste ano de 2017, do prefeito Flá, a festa teve edições canceladas. Nice anunciou o cancelamento poucos dias antes do início da festa e Flá, mais cauteloso, nem chegou a iniciar os preparativos, alegando que a prefeitura tinha outras prioridades. “A decisão levou em conta a impossibilidade de aplicar recursos financeiros na festa, sem desfalcar outras demandas da cidade. Governar é definir prioridades e a prioridade é recuperar a cidade. Executar a feira [com dinheiro da prefeitura] é tirar dinheiro da educação, da assistência social, da saúde e principalmente das obras de recape”.

Flá, que está colocando a “casa em ordem”, investiu em saúde, promoção social, reforma do Bosque Municipal e, principalmente em recapeamento asfáltico em diversos pontos da cidade, já se dá ao direito em promover lazer e entretenimento para a população. “Três empresários de fora da cidade, especializados no assunto festas de peão, me procuraram e manifestaram interesse em realizar a Facip em abril, totalmente particular. Me reuni com um deles na quarta-feira. Caso a Unimed não permita realizar a festa no recinto Juvenal Giraldelli, faremos em outro local. Visitei dois terrenos que têm plenas condições de sediar o evento, inclusive com excelente acesso pelo asfalto. Em último caso, se não der certo com nenhum desses empresários, a Prefeitura realiza a Facip”.

O presidente da Unimed Jales, o médico Mário Okanobo, disse que a decisão de ceder o recinto, tanto para a Prefeitura ou para a iniciativa privada, cabe aos 72 cooperados. “Tenho que consultar todos os cooperados e juntos tomarmos a decisão. Não posso afirmar, mas acredito que se nos apresentarem toda a documentação, alvarás, autorizações que garantam que a festa será feita em segurança e dentro da lei, assim como a BX Eventos [que promoveu a Facip entre 2014 e 1016] nos garantiu, não haveria empecilhos”, frisou.

 

BX Eventos tem interesse em realizar a festa

 

A equipe de reportagem de A Tribuna conversou com o empresário Osvaldo Costa Júnior, o “Bixiga”, da empresa BX Eventos, que comandou a Facip durante seis anos e esteve outros dois na comissão organizadora do maior e mais popular evento realizado em Jales. “Bixiga” disse que sempre teve interesse em promover a Facip, tem um carinho muito grande pelo evento e que agora não é diferente. “Todos sabem que tenho carinho muito grande pela Facip de Jales. Durante 8 anos estive envolvido com a festa, mas até o momento não fomos procurados para falar sobre a edição 2018”. Perguntado se existe a possibilidade de a BX Eventos retomar a organização e promoção da Facip, o empresário disse que “se formos procurados pela Prefeitura para falar sobre o assunto, estarei à disposição. Ainda não fui procurado. Soube agora, por vocês, que existem pessoas interessadas na festa e que até a Prefeitura pode vim a promove-la. Caso sejamos convidados, quero poder contar com o apoio do poder público. Não falo em dinheiro, mas sim de eles estarem ao nosso lado, como estariam ao lado de uma empresa que viesse de fora. Precisamos ser acolhidos da mesma forma que os empresários de fora, essa é umas das condições necessárias para podermos trabalhar e fazer uma festa como Jales merece”, ressaltou.

“Bixiga” disse ainda que para realizar a Facip em 2018 precisaria, além do apoio da Prefeitura, de uma união de entidades filantrópicas que sempre participaram de suas festas em Jales, expositores, comerciantes e empresário e equipes de shows e rodeio. “Não tenho nada programado, até porque nem foi cogitada a hipótese de a BX promover a Facip de 2018. Em outros anos, nessa época, eu já estava com shows e rodeio contratados, porque organizar uma festa desse porte demanda tempo”, finalizou.

Vale lembrar que todas as Facip promovidas pela BX Eventos foram prestigiadas pelo público, muito bem organizadas e planejadas e sempre foram sucesso de público e digna de elogios, entrando para a história dos grandes eventos promovidos em Jales e região.

Deixe um comentário

Parceiros

050315164829.jpg
050315165005.jpg
050315163746.jpg
050315172328.jpg
050315171824.jpg

Colunistas

Últimas Notícias

A Tribuna TV

Enquete

Para combater o mosquito que transmite Zika,Dengue e Chikungunya, os agentes de saúde devem ou não entrar nos locais com suspeita de foco mesmo sem a autorização do proprietário?



Resultados