Jales terá quatro escolas em tempo integral

190721154422.jpg
.

O Governo de São Paulo anunciou na última segunda-feira, 12 de julho, a inclusão de 778 escolas da rede pública estadual, de 118 cidades, ao Programa de Ensino Integral (PEI) a partir de 2022. Entre elas, onze escolas localizadas na área de abrangência da Diretoria de Ensino de Jales (veja quadro nesta página). São quatro na cidade de Jales, e uma em Suzanápolis, Três Fronteiras, Paranapuã, São Francisco, Nova Canaã Paulista, Rubineia e Pontalinda cada. O número é maior que outras Diretorias de Ensino da região noroeste, como Fernandópolis, que terá sete, e Votuporanga, que terá cinco. Com isso a D.E. de Jales passa a ter um total de 27 Escolas de Tempo Integral. 

Na sua página oficial, a Diretoria de Ensino explica que “o Ensino Integral tem como principal objetivo a formação de jovens autônomos, competentes e solidários, possibilita que os estudantes melhorem o rendimento escolar; afasta o risco social pelo fato de que o aluno passe mais tempo na escola, onde ele passa a ter orientação para estudos e tarefas, suprindo suas necessidades de lazer, cultura e acesso à tecnologia”. 

A expectativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo é beneficiar 387,3 mil novos estudantes de ensino fundamental e ensino médio. Com as novas adesões, o PEI estará presente em 427 municípios paulistas, em todas as regiões do estado. Atualmente, são 437 mil estudantes atendidos em 1.077 escolas, de 309 cidades.

“Saltamos para 1.077 escolas em tempo integral com menos de dois anos e no meio de uma pandemia porque acreditamos nesse modelo”, afirmou o secretário Rossieli Soares.

O crescimento de alunos atendidos pela iniciativa também é destacado pelo secretário. “Em 2019, eram 135 mil estudantes nas 417 PEIs. Em março deste ano, saltamos para 437 mil alunos, um crescimento de 224%”.

CONQUISTA SOLICITADA POR GOUVEIA

Em nota divulgada na terça-feira à imprensa, o vereador Ricardo Gouveia informou que a conquista para Jales se deve a sua solicitação feita ao deputado estadual Carlão Pignatari em sua primeira visita que o vereador fez ao Carlão. “Graças a Deus e ao Carlão, Jales conquista 4 escolas em tempo integral a partir de 2022. O Ensino Integral tem como principal objetivo a formação de jovens autônomos, competentes e solidários, possibilita que os estudantes melhorem o rendimento escolar; afasta o risco social pelo fato de que o aluno passe mais tempo na escola, onde ele passa a ter orientação para estudos e tarefas, suprindo suas necessidades de lazer, cultura e acesso à tecnologia”, comentou o vereador.

MAIS ESCOLAS

A ampliação é resultado da participação das 91 Diretorias de Ensino (DEs) no processo de adesão deste ano, disponibilizado entre março e junho. O número de PEIs será quintuplicado, em comparação a 2018, quando o programa estava presente em 364 unidades escolares. A partir de 2022, serão 1.855. Destaque para oito cidades com mais de 50 mil habitantes: Piracicaba, Mirassol, Campo Limpo Paulista, Lorena, Avaré, Barretos, Olímpia e Fernandópolis passarão a oferecer o PEI em 80% das escolas.

Dentro do Plano Nacional de Educação (PNE), a Meta 6 – Educação Integral – prevê em seu objetivo 2 que em 2024, no mínimo, 25% dos alunos da Educação Básica sejam atendidos em jornadas de mais de 7 horas. Com as novas PEIs, São Paulo atinge este objetivo, no âmbito de sua rede estadual, já em 2022, pelo menos dois anos antes.

ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL NA D.E. DE JALES EM 2022

 

E.E CORONEL ERNESTO SCHIMIDT – SUZANÁPOLIS 

E.E DOUTOR EUPHLY JALLES – JALES 

E.E PROF. JOSÉ JOAQUIM DOS SANTOS – TRÊS FRONTEIRAS 

E.E PREFEITO JOSÉ RIBEIRO – PARANAPUà

E.E JUVENAL GIRALDELLI – JALES 

E.E PROFa. MARIA PILAR ORTEGA GARCIA – NOVA CANAÃ PAULISTA 

E.E PROFa. ONELIA FAGGIONI MOREIRA – JALES  

E.E OSCAR ANTONIO DA COSTA – SÃO FRANCISCO 

E.E RUBENS DE OLIVEIRA CAMARGO – RUBINEIA 

E.E PROFa. SUELI DA SILVEIRA MARIN BATISTA – JALES 

E.E PROFa. ZELIA DE LOURDES ZACCARELLI LOPES – PONTALINDA

Deixe um comentário