Jales recebe novo ônibus para o transporte de alunos

080620102926.jpg
.

Jales recebeu na última semana mais um ônibus que chega para somar à frota municipal que realiza o transporte de alunos do município. A entrega foi feita pelo Governo do Estado de São Paulo que beneficiou mais 168 municípios com um ônibus cada, sendo 36 do Noroeste Paulista.


A conquista faz parte do “Programa Caminho da Escola”, criado pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação. Os veículos possuem características que permitem circulação tanto em zonas urbanas, quanto em zonas rurais, passando por vias sem pavimentação, terrenos acidentados e irregulares sob condições severas de operação. Eles comportam até 44 estudantes sentados, além do condutor.


Os veículos são movidos a Diesel e possuem condição de operação com BioDiesel, conforme diretrizes estabelecidas pelo Programa Nacional de Produção e Uso do BioDiesel. Eles estão equipados com dispositivo de acessibilidade, uma poltrona móvel, que pode ser deslocada e garante o embarque e desembarque dos estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida.


Criado como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação, o programa Caminho da Escola tem entre seus objetivos renovar a frota de veículos escolares e garantir a segurança e a qualidade do transporte dos estudantes, reduzindo a evasão escolar.


“Transporte escolar é um dos grandes desafios que nós encontramos, não só para Jales, mas para diversos municípios do Estado. Isso se dá em função do financeiro, logística e responsabilidade de se transportar uma grande quantidade de crianças todos os dias. É nosso dever garantir o direito de nossos alunos chegarem às escolas todos os dias”, ressaltou o prefeito Flávio Prandi Franco, o Flá.


O prefeito Flá fez questão de agradecer ao governo do Estado de São Paulo pela conquista. “Agradeço ao governador João Doria e ao vice-governador Rodrigo Garcia por destinarem esse veículo para Jales e outras 167 cidades, por meio de um investimento de R$ 38 milhões. Nosso município tem a melhor educação do Estado de São Paulo e a terceira do Brasil entre as cidades com mais de 48 mil habitantes, segundo o IDEB. Também temos a melhor escola do Estado entre as que oferecem ensino municipalizado para crianças do primeiro ao quinto ano. Esse veículo chega para se juntar aos outros da frota, garantindo segurança, conforto e acessibilidade no transporte escolar de nossos alunos.


Os 36 municípios da região contemplados são: Aspásia, Auriflama, Avanhandava, Braúna, Buritama, Castilho, Coroados, Dirce Reis, Estrela D’ Oeste, Ilha Solteira, Jales, Macedônia, Marinópolis, Meridiano, Monte Aprazível, Nova Aliança Nova Canaã Paulista, Novo Horizonte, Ouroeste, Palmeira D’Oeste, Parisi, Populina,  Potirendaba, Rubinéia, Sales, Santa Albertina, Santa Clara D’Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita D’Oeste, Santa Salete, São Francisco, Taiúva, Turmalina, União Paulista, Urânia e Zacarias.

 

Deixe um comentário