Jales inaugura programa que oferece internet gratuita

200420095348.jpg
O prefeito Flá e o secretário municipal de Comunicação Douglas Zílio com os coordenadores do programa Cidades Digitais, Alex Ferreira e Pedro Pupim

No dia em que Jales comemorou seu aniversário de 79 anos, celebrado na quarta-feira, dia 15 de abril, começou a operar no município o Programa Cidades Digitais, que passa a oferecer acesso gratuito de internet em pontos como as Praças João Mariano de Freitas e Euphly Jalles, no Comboio, na Biblioteca Municipal e no Terminal Rodoviário,  além de acesso interno em cerca de 30 prédios públicos da Prefeitura.


De acordo com o secretário municipal de Comunicação Social, Douglas Zílio, a instalação de aproximadamente 21 quilômetros de fibra ótica, contemplados pelo programa do Governo Federal, começou a ser executada em março do ano passado, com investimentos na ordem de R$ 1.750.000,00. As empresas Ecodril Perfurações Direcionadas e a Petcom foram contratadas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para realizar o serviço. Jales foi um dos 262 municípios selecionados entre 1.901 inscritos para a implantação do programa Cidades Digitais por meio de convênio com o Ministério das Comunicações.


As Praças João Mariano de Freitas e Dr. Euphly Jalles e o Comboio (Feira do Produtor Rural) são locais que terão pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito da população. O sinal é liberado automaticamente, não é necessário fazer cadastro de usuário. É só procurar na rede do aparelho de celular ou notebook o nome Jales-Cidades Digitais e clicar para autenticar a internet, sem a necessidade de inserir senha.


O Programa Cidades Digitais também interliga prédios públicos como oito escolas municipais, unidades de saúde, SAE/CTA, secretarias municipais que funcionam fora do Paço Municipal, Delegacia de Serviço Militar, Centro de Zoonoses, Almoxarifado Municipal e Biblioteca Municipal.
“Em 2013, quando eu estava na Secretaria de Comunicação da Prefeitura, elaboramos o projeto e fizemos o cadastramento dos pontos. Após esse período o governo federal fez uma pausa e interrompeu o andamento. Quando o prefeito Flá me convidou para assumir a Secretaria de Comunicação, coincidiu com a retomada do Programa Cidades Digitais pelo governo, então atualizamos o cadastramento de novos pontos. Quando recebemos a notícia de que iniciariam a instalação de fibra ótica, tínhamos mais alguns pontos a serem atualizados, como unidades escolares que foram inauguradas, por exemplo, então solicitei ao coordenador do projeto para que esses pontos fossem incluídos e nosso pedido foi aceito. Fico feliz que esse grande projeto se tornou realidade”, ressaltou Douglas Zílio.


A instalação da fibra óptica contemplou a instalação de dutos por uma empresa que utilizou um método diferenciado, chamado não destrutivo, subterrâneo, que os instalou sem a necessidade de se abrir valas.


Os coordenadores do projeto em Jales, Alex Lino Ferreira e Pedro Henrique Pupim explicaram que “o projeto funcionou em caráter experimental e agora o Ministério, após visita técnica, emitirá a certificação da rede. Com isso, a fibra será doada ao município, que pode ampliar sua cobertura e oferecer mais serviços à população”.


O prefeito Flávio Prandi Franco disse estar muito feliz com a chegada do programa Cidades Digitais bem na semana de aniversário da cidade. Flá o classifica “como uma grande oportunidade de oferecer novos serviços e facilidades, com benefícios em diferentes áreas, incluindo pontos públicos para receber acesso gratuito à internet para a população em três pontos estratégicos e acesso interno em outros prédios pertencentes à Prefeitura. Tudo isso vem para fortalecer a integração da comunidade e promover desenvolvimento em nossa cidade”, finalizou. 

 

Deixe um comentário