Inverno de uma blusa só

010817091109.jpg
.

Escrevo este texto todo encapuzado, nem fiz a barba, com dificuldade de digitar porque o Oeste Paulista é uma região muito quente, mas quando faz frio, ele parece dobrado diante do costumeiro calor.

Nasci nesta terra, mas o meu clima é o frio, porque tenho a pele oleosa; além disso no inverno, a exemplo dos europeus, leio mais. Em vez de cerveja, vinho. Mais comida. Tempo de roupas mais justas.

Os homens daqui possuem apenas uma blusa, porque sabem que o inverno é curto, mas houve um ano em que ele durou dois meses, quase todos compraram o segundo agasalho, pois precisavam lavar o primeiro. A campanha do agasalho foi mais longa.

Fui abastecer meu pangaré nestes dias de gelo. E o frentista logo perguntou, naquele papo fático:

- Muito frio, professor?

- Muito, cara! E você está conseguindo achar o bilau para fazer xixi?

Ele deu uma gargalhada e respondeu:

- Está difícil, mas eu pego o alicate como auxiliar, aí não tem jeito.

E completei:

- E você é novo! Imagine como sofrem os velhos...

Até inventaram o “banho sinuca”: lavam-se o taco, as bolas e o buraco. Estou falando do mundo masculino, porque no feminino a situação é mais complicada. Voltamos aos tempos de nossos avós:

- Veio, você vai me usar hoje?

- Não, muito frio.

- Então, só vou lavar “os pé”...

Tempo do “cobertor de orelha” e do banho semanal, quando os perfumes possuem uma grande utilidade.

Saindo desse papo desbocado, vamos conversar sério agora. Os dez dias da Expô de Araçatuba, para serem autênticos, teriam que ser de 14 a 23/7/2017, e não de 7 a 16/7/2017 como aconteceu, porque a tradição do evento é acontecer ao som do bater do queixo de tanto frio. Como não choveu, os organizadores faturaram com aquele calorzinho ameno.

Boa saúde hibernal, caro leitor! No frio é que as veias enrijecem, 30% a mais de infartos. O inverno não é tão saudável como parece. Para os friorentos, época boa para viajar ao Nordeste brasileiro, lá só há uma estação: o verão..

 

 

 

 

 

 

 

 

**Hélio Consolaro é professor, jornalista e escritor. Membro da Academia Araçatubense de Letras

Deixe um comentário

Parceiros

050315164829.jpg
050315165005.jpg
050315163746.jpg
050315172328.jpg
050315171824.jpg

Colunistas

Últimas Notícias

A Tribuna TV

Enquete

Para combater o mosquito que transmite Zika,Dengue e Chikungunya, os agentes de saúde devem ou não entrar nos locais com suspeita de foco mesmo sem a autorização do proprietário?



Resultados