Índice de Governança aponta Gestão e Desempenho de Jales entre os dez melhores do país

250619114820.jpg
Segundo o IGM, Jales é a 28ª no ranking das mais bem administradas do país entre as cidades que possuem entre 20 e 50 mil habitantes.

O IGM (Índice de Governança Municipal) do CFA (Conselho Federal de Administração), ano base 2018, colocou Jales em 28º lugar entre os municípios brasileiros com população até 50 mil habitantes e PIB (Produto Interno Bruto) per capita acima de R$ 14.460,00. Na avaliação da modalidade Gestão, Jales ficou em 5º lugar entre os 551 municípios avaliados no Grupo 4.

O ranking é feito com base em uma ampla análise de três dimensões: finanças, gestão e desempenho. Jales obteve nota 9,03 em Gestão; 9,49 em Desempenho e 5,81 em Finanças, o que resultou na média de 8,11. Em Desempenho, Jales ficou em 10º lugar no Grupo 4

Para realizar o estudo, o IGM do CFA contempla indicadores fiscais, de gestão e de desempenho, utilizando, para isso, diversas fontes de dados de bases públicas como Ministério Público Federal, Secretaria do Tesouro Nacional, IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Datasus (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde), entre outras.

No ranking de Gestão, em que Jales obteve a melhor classificação, foram pontuados itens como Colaboradores, Planejamento, Transparência e Qualidade de Gestão, que incluíram subitens como planejamento da despesa, servidores per capita, captação de recursos, custos x benefícios em educação, custos x benefícios em saúde, comissionados per capita, lei geral MPE (Micro e Pequena Empresa), qualidade das informações, CAUC (Cadastro Único de Convênios) e transparência. Na avaliação de Colaboradores, Jales obteve 9,99 pontos e na de Qualidade de Gestão, obteve nota 10.

“Para ter ideia, no Índice Qualidade de Investimentos em Educação, cuja meta era 0,67, Jales obteve 0,84, ficando bem acima da média. Em Saúde a meta era de 0,81 e obtivemos 0,83, ficando também acima da média”, ressaltou o prefeito Flávio Prandi Franco.

O prefeito Flá ainda frisou o trabalho técnico e sem influências políticas de quaisquer natureza feito pelo IGM-CFA que classificou 5.570 cidades brasileiras e enalteceu o resultado que expressa uma gestão eficaz e eficiente. “Os números alcançados por Jales na avaliação mostram todo o trabalho realizado para uma administração municipal séria e transparente, austera e responsável com os gastos fiscais e respeito com o dinheiro público. Com os investimentos que estão sendo realizados, a cidade terá seus resultados positivos ainda mais intensificados e fortalecidos. Aproveito e agradeço o trabalho realizado por nossos servidores municipais que contribuem diretamente para os resultados alcançados”.

As análises do IGM possibilitam identificar exemplos de boas práticas e os principais desafios enfrentados pelos gestores municipais. “Os indicadores comprovam os pontos fortes e fracos de cada município, contribuindo para um aprimoramento do desempenho governamental”, finalizou o prefeito de Jales.

Deixe um comentário

Parceiros

050315164829.jpg
050315165005.jpg
050315163746.jpg
050315172328.jpg
050315171824.jpg

Colunistas

Últimas Notícias

A Tribuna TV

Enquete

Para combater o mosquito que transmite Zika,Dengue e Chikungunya, os agentes de saúde devem ou não entrar nos locais com suspeita de foco mesmo sem a autorização do proprietário?



Resultados