Frequentador reclama de mosquitos no Portal da Cidade

071220163147.jpg
Matagal toma conta do córrego que passa ao lado da academia ao ar livre, no Portal da Cidade, e ajuda a proliferar insetos

 

Um freqüentador da academia ao ar livre instalada no Portal da Cidade, na Avenida João Amadeu, entrou em contato com a redação do Jornal A Tribuna para reclamar da infestação de mosquitos no local. 

Segundo ele, quem frequenta aquelas dependências é obrigado a conviver com os insetos, principalmente os Aedes Aegypti que transmitem a dengue. Recentemente, ele mesmo foi picado e precisou ficar de repouso e atendimento médico-hospitalar por conta da doença.

Na tarde da última quarta-feira, estivemos no portal para verificar a situação. Os aparelhos estão em bom estado e têm poucos problemas. O gramado está muito bem aparado e limpo. Porém, não se pode dizer o mesmo sobre o córrego que passa ao lado. Há muito mato e de grande altura. Havia chovido na noite anterior e a água não tinha escoado, ficando acumulada provavelmente por conta do matagal no leito do córrego.

Conversamos por WhatsApp com a responsável pelo controle de vetores da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Luzia Tonholi, que nos atendeu mesmo de férias. Ela disse que pediria imediatamente para uma equipe da Secretaria de Obras verificar a situação. 

Na sua opinião, provavelmente não havia mosquito da dengue no local e sim o mosquito culex, conhecido como pernilongo comum. “Realizamos avaliação de densidade larvária na primeira quinzena de novembro e a grande maioria das amostras que encontramos eram de pernilongo comum, tanto que nosso índice foi de 0,1”.

Vanessa relatou que a Prefeitura já tinha recebido uma reclamação sobre as condições do Portal e uma equipe da Secretaria de Saúde tinha ido ao local na manhã do mesmo dia que a reportagem, mas não encontrou nenhuma larva. “Provavelmente tinha larvas lá, mas como choveu na noite anterior, pode ser que a chuva tenha levado. A fiscal tirou fotos da situação e encaminhou para a Secretaria de Obras para ver se eles fazem uma limpeza lá”.

Deixe um comentário