Feira de Alimentos Orgânicos foi inaugurada no sábado

050617092228.jpg
Autoridades e produtores participaram da inauguração da Feira de Alimentos Orgânicos nas proximidades do Comboio

Com as presenças do prefeito Flávio Prandi(DEM), do vice-prefeito José Devanir Rodrigues(PMDB), o Garça, e do secretário municipal de Agricultura, Hilário Pupim, foi inaugurada na manhã de sábado, 27, a Feira de Alimentos Orgânicos, no barracão “Líbano Pelarin”, ao lado do Comboio. O espaço foi criado para comercialização dos alimentos orgânicos da nossa região. “Será um espaço para que possamos receber os produtores. Nós queremos dar a oportunidade para que os produtores rurais tenham condições de se estabelecer e fazer o seu comércio, vendendo produtos de qualidade e ajudando o meio ambiente”, declarou o prefeito Flá.

Segundo Hilton Marques, um dos idealizadores da Feira, a ideia de juntar os produtores de alimentos orgânicos da região em uma associação começou a ser gestada em setembro do ano passado. “O primeiro passo foi estimular a aproximação entre os produtores. Depois, eles começaram a participar de capacitação em produção de tomate orgânico, apoiada por um projeto da Unesp de Ilha Solteira, coordenado pelo professor Antonio Lázaro Sant’Anna”, explicou Hilton. “O segundo passo foi conseguir um espaço para comercializar os produtos. Nós procuramos o secretário Hilário Pupim, que, de pronto, levou o pedido ao prefeito Flá e este, também prontamente, se dispôs a ajudar e disponibilizou o espaço ao lado do Comboio”, continuou Hilton.

O engenheiro agrônomo Nilton Aparecido Marques, que também participou da organização do grupo de produtores disse que “a Feira valoriza o nosso município e vai ajudar a recolocar Jales como centro de região, na medida em que estamos nos tornando em referência na produção de alimentação orgânica”. O engenheiro destacou que, antes da Feira, os alimentos orgânicos produzidos em nossa região tinham como destino exclusivo as grandes redes de supermercados dos grandes centros. “Agora esses alimentos serão consumidos aqui em nossa região, proporcionando mais qualidade de vida para a nossa população, que poderá optar por uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos”, concluiu Nilton.

Edson Bossini, um dos produtores, discursou na inauguração contando sua história de agricultor convencional que aderiu à agricultura orgânica e, há quatro anos está no ramo mandando seus produtos para os grandes centros. “Para nós, é um sonho ver nossos produtos ficando em nossa região, gerando empregos, renda, desenvolvimento e qualidade de vida. A ideia é comercializar alimentos orgânicos e certificados, por um preço justo”, disse Edson.

Em princípio, a Feira de Alimentos Orgânicos funcionará aos sábados das 06 às 11 horas e nas quartas-feiras, das 17 às 21 horas. Os produtores já estudam, no entanto, a possibilidade de a Feira funcionar em outros dias da semana, em função da demanda por alimentos orgânicos, que ficou evidenciada durante a inauguração do espaço.

Deixe um comentário

Parceiros

050315164829.jpg
050315165005.jpg
050315163746.jpg
050315172328.jpg
050315171824.jpg

Colunistas

Últimas Notícias

A Tribuna TV

Enquete

Para combater o mosquito que transmite Zika,Dengue e Chikungunya, os agentes de saúde devem ou não entrar nos locais com suspeita de foco mesmo sem a autorização do proprietário?



Resultados