Feira da Uva e do Mel atrai milhares de pessoas e se torna força motriz para produtores

230919095522.jpg
Exposições de Uva e Mel de mais de 150 produtores rurais da região chamaram a atenção do público que passou pela feira

Embora já tenha se tornado tradicional e chegado à sua décima quarta edição, a Feira do Agronegócio da Uva e do Mel, realizada na sexta-feira, 13, e no sábado, 14 de setembro, foi um verdadeiro sucesso e conseguiu se reinventar e atrair milhares de pessoas para a Praça Euphly Jalles. Mais de 100 produtores rurais expuseram e comercializaram seus produtos e, durante o evento, mais de 1,5 toneladas de uvas (todas as caixas) foram comercializadas no local, além de contribuir para a venda de 600 mil quilos de uvas de Jales nos 15 dias que antecederam a feira.

A grandeza do evento chamou a atenção da TV Tem, afiliada da Rede Globo, que trouxe a âncora Nilessa Tait e os repórteres Eduardo Monteiro, Patrick Lima, André Modesto e equipes de cinegrafistas para apresentarem, ao vivo, o telejornal Tem Notícias, diretamente da Praça Euphly Jalles.

A Feira foi realizada pela Prefeitura de Jales, em parceria com a Prefeitura de Urânia e apoio das Câmaras Municipais de Jales e Urânia, Secretarias da Agricultura das duas cidades, ETEC/Jales, FATEC (Faculdade de Tecnologia), CDRS (Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável), IBS (Instituto Biosistêmico) e Embrapa. A praça de alimentação ficou sob responsabilidade do Rotary Club Grandes Lagos de Jales, Associação Nipo Jalesense, SACRA e AACAJ que comercializaram verdadeiras delícias no local.

A abertura oficial contou com os prefeitos de Jales e de Urânia, Flávio Prandi Franco, e Márcio Arjol, deputado federal Geninho Zuliani, da Comissão Organizadora do evento, representada no ato solene pela engenheira agrônoma Silvia Andreu Avelhaneda Pigari, do secretário de Agricultura de Urânia, Anderson Chapichi, diretor da ETEC Jales, Willians Pizolato, do diretor técnico da EDR Jales/SAA, Luciano Martinez, do supervisor da Embrapa, João Dimas Garcia Maia, a representante da FATEC, professora Adriana Colombo, vereadores de Jales e Urânia, e Cláudio Pupim, que representou o pai Hilário Pupim, secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Das 10 às 13 horas da sexta-feira foram recebidas às caixas de uva para a exposição e às 14 horas ocorreu o julgamento dos produtos. Na sequência houve apresentação dos integrantes do Projeto Guri e a noite, uma belíssima apresentação dos músicos da Orquestra Sinfônica de Jales, seguida pela apresentação da Escola de Ensino Artístico Santa Cecília, apresentação do Grupo de Catira da mesma escola com a participação do aluno Leonardo, do Anglo de Jales, e show da dupla de Zé Vitor & Mateus. No sábado, houve a apresentação dos integrantes do grupo Semokwan-Ryu, de hapkido e taekwondo (artes marciais coreanas), entrega da premiação das caixas de uvas classificadas, apresentação do Grupo “Todoroki Taikô”, sorteio de brindes aos participantes e show da dupla Anderson e Guilherme Viola e Violão.

Uma grande novidade desta edição foi à apresentação dos integrantes da FACMOL, uma fanfarra de sopros e percussão, de Pereira Barreto-SP, com patrocínio de uma rede de supermercados. O público foi contagiado pelo repertório, talento, coreografias e simpatia dos músicos que abrilhantaram a festa.

Representante da Comissão Organizadora, Silvia Andreu Avelhaneda Pigari ressaltou que “a Feira da Uva e do Mel serve de força motriz para os produtores rurais que participam para o aquecimento do comércio, para os expositores que acreditam no evento, para entidades assistenciais que pilotam a praça de alimentação e todos saem ganhando. Nos últimos três meses, enquanto organizávamos o evento, 1.120 toneladas de uvas dos produtores de Jales foram comercializadas. A previsão dessa safra, até dezembro, é colher, no total, 2.250 toneladas. Estamos felizes e satisfeitos com o sucesso dessa edição”.

Para o prefeito de Jales, Flávio Prandi Franco, “foi uma grande festa, preparada com todo o carinho para garantir destaque ao nosso agronegócio, aos produtores de uva e de mel e proporcionar entretenimento e lazer para nossa população. A Feira da Uva e do Mel tem ganhado proporções cada vez maiores, tanto que esta edição chamou a atenção da TV Tem, afiliada da Rede Globo, que trouxe sua equipe para apresentar ao vivo o Tem Notícias, destacando nosso evento, e o mais interessante, sem onerar os cofres públicos, pois foi uma ação de iniciativa da própria emissora. Mais uma vez superamos as expectativas e cumprimos nosso objetivo com o apoio de grandes parceiros”.

O prefeito de Urânia, Márcio Arjol, valorizou a parceria realizada, mais uma vez, com a cidade de Urânia. “Uma parceria muito importante para o nosso município que resulta em uma grande festa que destaca e valoriza o trabalho dos viticultores da nossa cidade e região”, frisou.

Os Premiados

Entre os avaliados e premiados na 14ª Feira do Agronegócio da Uva e do Mel estão: Adailson Martins de Souza (Uva Itália – 1º lugar – Chácara São Pedro – Palmeira d’Oeste), Maria Alice de Souza Vilar (Uva Itália – 2º lugar – Sítio São Miguel – Palmeira d’Oeste), Cleber Martir (Uva Itália – 3º lugar – Estância Bela Vista – Urânia), Simone Martins (Rubi – 1º lugar – Sítio Santo Antônio – Palmeira d’Oeste), Antônio Tondate (Rubi – 2º lugar – Sítio São José – Jales), Maria Eduarda Sabion (Rubi – 3º lugar – Sítio São José – Palmeira d’Oeste), Rosana Buzo Dias (Benitaka – 1º lugar – Estância Bela Vista – Urânia), Isabela Brazero (Benitaka – 2º lugar – Chácara Primavera – Palmeira d’Oeste), Herlem Bispo (Benitaka – 3º lugar – Sítio São José – Urânia), Sebastião Santin (Niágara Rosada – 1º lugar – Sítio Santo Antônio – Jales), Adalberto Santin (Niágara Rosada – 2º lugar – Sítio Santo Antônio – Jales), Claudecir Bot (Niágara Rosada – 3º lugar – Chácara Deus Seja Louvado – Jales), Márcio Sabion (Brasil – 1º lugar – Sítio Nossa Senhora Aparecida – Palmeira d’Oeste), Weber Borachi (Vitória – 1º lugar – Sítio Santo Expedito – Urânia) e Gilberto Vilar (Núbia – 1º lugar – Sítio São Miguel – Palmeira d ‘Oeste). O prêmio de Melhor Cacho foi para Ocimar Pontel (Variedade Itália – Chácara Bene Frutal – Palmeira d’Oeste) e o de Maior Cacho, para Luiz Carlos Brazero (Variedade Brasil – Chácara Primavera – Palmeira d’Oeste).

Deixe um comentário

Parceiros

050315164829.jpg
050315165005.jpg
050315163746.jpg
050315172328.jpg
050315171824.jpg

Colunistas

Últimas Notícias

A Tribuna TV

Enquete

Para combater o mosquito que transmite Zika,Dengue e Chikungunya, os agentes de saúde devem ou não entrar nos locais com suspeita de foco mesmo sem a autorização do proprietário?



Resultados