Encontro reuniu 47 Dioceses e mais de 330 delegados em Jales

260917093729.jpg
332 Delegados de 47 Dioceses do Estado de São Paulo debateram o tema “CEBs e os desafios do mundo urbano”, em Jales

 

Em preparação ao 14º Intereclesial das CEB (Comunidades Eclesiais de Base), que vai acontecer em janeiro de 2018 em Londrina-PR, o “Regional Sul 1”, composto pelas 47 dioceses do Estado de São Paulo, reuniu em Jales, 332 Delegados das Comunidades Eclesiais de Base, para debater o tema “CEBs e os desafios do mundo urbano”. O encontro aconteceu nos dias 16 e 17, na Escola Vocacional da Diocese de Jales.

O encontro foi assessorado pelo Padre Manoel Godoy, que destacou a “importância de sermos cristãos alegres, ser Igreja na cidade, e o primeiro passo para vencer os desafios do mundo urbano, que é amar a cidade”. Ele complementou: “E além de amar, ser crítico, porém, criticidade não é azedume. É necessário compreender os desafios das novas comunidades urbanas, pois tudo ainda é muito ligado com a questão histórica e principalmente rural”, frisou.

Com ritos e simbologias da identidade das Comunidades Eclesiais de Base, o encontro foi enriquecido pela Leitura Orante da Bíblia, Ofício dos Mártires e as pequenas celebrações de chegada e envio dos participantes. Segundo os organizadores, foram “momentos significativos para a expressão de um povo que luta pela justiça e fraternidade dos povos oprimidos, sem distinção de credo, cor e raça”.

A missa do domingo de manhã foi presidida pelo Bispo Referencial das CEBs do Regional Sul 1, Dom José Carlos, de Caraguatatuba, e concelebrada pelo Bispo Diocesano de Jales, Dom Reginaldo Andrietta, além de padres e diáconos presentes.

Antes do encerramento do encontro foram apresentadas três cartas em preparação ao Intereclesial, sendo uma Moção de Apoio ao povo Guarani Mbya, do Pico Jaraguá-SP; uma direcionada à Juventude e a terceira falando sobre aspectos gerais do encontro.

Trecho da carta em apoio aos Guarani Mbya, repudia ações do presidente Michel Temer e do governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. “Manifestamos NOSSO REPÚDIO ao governo ilegítimo e antipopular de Michel Temer que associado ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, avançam contra os direitos seculares dos povos originários para quem ‘a terra não é um bem econômico, mas dom gratuito de Deus e dos antepassados que nela descansam, um espaço sagrado com qual precisam se interagir para manterem a sua identidade e seus valores e são quem melhor a cuida’ (Papa Francisco, Laudato Si, 146)”. (Fonte: Edivaldo Mella Janasco / Assessor de Imprensa da Diocese de Jales)

Deixe um comentário

Parceiros

050315164829.jpg
050315165005.jpg
050315163746.jpg
050315172328.jpg
050315171824.jpg

Colunistas

Últimas Notícias

A Tribuna TV

Enquete

Para combater o mosquito que transmite Zika,Dengue e Chikungunya, os agentes de saúde devem ou não entrar nos locais com suspeita de foco mesmo sem a autorização do proprietário?



Resultados
Feliz Natal