Diocese prepara a criação de nova paróquia em Jales

310719095711.jpg
Ponto de partida da Romaria Diocesana, a Igreja de Santo Expedito deve ser matriz de uma nova paróquia

 

A Cúria Diocesana de Jales está promovendo diversas ações para marcar o ano jubilar (2020), no qual se comemoram os 60 anos de fundação da Diocese de Jales. Algumas já foram iniciadas e outras estão em preparação. Uma das mais importantes é a elevação da Comunidade de Santo Expedito à categoria de Paróquia, já no ano que vem. Atualmente, ela é uma das dez comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Assunção.   

“Estamos refletindo sobre vários legados do ano jubilar. Um deles é a possibilidade de constituir uma nova paróquia, justamente com o padroeiro de Jales. É uma grande possibilidade e estamos caminhando nessa direção”, adiantou o bispo diocesano, Dom Reginaldo Andrietta.

Mas esse não é o único. Segundo ele, há projetos na área educacional, através da Pastoral Educacional. Atualmente, a Igreja Católica mantém um pólo de ensino universitário a distância e a intenção é evoluir para um pólo presencial em Jales.

A igreja também deve incentivar a formação de músicos com uma escola musical da Diocese. “Temos muitos músicos dispersos e uma nova geração que quer se formar musicalmente, então pensamos em sistematizar isso e criar uma rede nesse sentido”.

COMUNICAÇÃO

Homem que valoriza e compreende a importância da relação constante entre a igreja e os fiéis, Dom Reginaldo tem fomentado as ações da Pastoral da Comunicação e pretende dispensar ao setor algumas ações do ano jubilar. Entre elas, intensificar a comunicação, aumentando a presença maciça nas redes sociais digitais. Recentemente, a Diocese lançou um novo site e em seguida um aplicativo para acesso em telefones celulares e tablets.

Ainda na área de comunicação, porém, no formato mais presencial, a diocese quer incentivar a formação de ministros de coordenação de comunidades, que já está prevista nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Esse é o primeiro passo para criação de uma escola diaconal em Jales.

“Foi uma contribuição nossa que acabou sendo incluída nas Diretrizes e agora vamos desenvolver aqui na Diocese. Estamos num processo de seleção”, salientou o bispo.

NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

Dom Reginaldo também adiantou que a Diocese estuda a criação de um ponto de veneração à Nossa Senhora de Guadalupe, Padroeira da América Latina e cujo dia é o mesmo da criação da Diocese de Jales, 12 de dezembro. “Não sabemos ainda [o que fazer] e estamos pedindo a Deus que nos ilumine sobre o que podemos fazer a mais nesse sentido, associando a possibilidade de desenvolvermos melhor esse projeto que nós já temos junto aos indígenas (Missão Univida). Então como um gesto de veneração à Maria que se manifestou seu amor predileto aos indígenas lá no México”.

  DATAS IMPORTANTES

A Diocese de Jales foi criada em 12 de dezembro de 1959, mas foi efetivamente instalada oito meses depois, em 15 de agosto de 1960. Por isso, a Igreja comemora o aniversário da Diocese em dezembro e celebra a sua padroeira em agosto. “No próximo ano celebramos os 60 anos de instalação da diocese, mas começamos nesta romaria, fazendo um resgate histórico sobre esses 60 anos”, explicou o bispo.

Deixe um comentário

Parceiros

050315164829.jpg
050315165005.jpg
050315163746.jpg
050315172328.jpg
050315171824.jpg

Colunistas

Últimas Notícias

A Tribuna TV

Enquete

Para combater o mosquito que transmite Zika,Dengue e Chikungunya, os agentes de saúde devem ou não entrar nos locais com suspeita de foco mesmo sem a autorização do proprietário?



Resultados