Diocese anuncia recriação da primeira paróquia de Jales

160320101329.jpg
Desde o ano passado, a Igreja de Santo Expedito, sede da nova paróquia, passou a ser ponto de partida da Romaria Diocesana


O bispo diocesano de Jales, Dom Reginalo Andrietta, anunciou na última segunda-feira, 11 de março, a recriação da primeira paróquia de Jales, a Paróquia de Santo Expedito. A reinstalação acontecerá na solene eucaristia que será celebrada no próximo dia 19 de abril, domingo, às 16h, dia dedicado ao santo, que é o padroeiro da cidade. 


“Estimados irmãos, estimadas irmãs, comunico-lhes com imensa alegria, a decisão de nossa Diocese recriar a Paróquia Santo Expedito, em Jales, a qual já existiu nesse município, tendo sido sua primeira paróquia”.


A Paróquia foi criada no dia 27 de dezembro de 1952, por Dom Lafayette Libânio, bispo da Diocese de São José de Rio Preto, à qual Jales pertencia como território da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Fernandópolis. Porém, com a criação da Diocese de Jales, no dia 12 de dezembro de 1959, e sua instalação, no dia 15 de agosto de 1960, criou-se a Catedral Nossa Senhora da Assunção, onde a Paróquia Santo Expedito tinha, também, sua sede. Portanto, a Paróquia Santo Expedito, de Jales, deixou de existir, de fato. No entanto, ela foi oficialmente suprimida somente no dia 26 de junho de 1987, por um decreto de Dom Luiz Demétrio Valentini. 


Segundo Dom Reginaldo, desde a criação da Diocese de Jales, Nossa Senhora da Assunção é sua padroeira. No entanto, Santo Expedito continuou sendo padroeiro do município de Jales. Com a expansão da área urbana de Jales em direção à sua região norte, do outro lado da Rodovia Euclides da Cunha, a Diocese criou ali uma Região Pastoral, anexa à Paróquia da Catedral, destinada a ser uma nova paróquia. 


“O trabalho pastoral conduzido por diversos padres, ao longo de muitos anos, deu bons frutos. As comunidades se articularam pastoralmente e criaram estruturas comuns de coordenação e administração. Nos últimos dois anos, avaliações feitas pelos padres do município e pelo Conselho Diocesano de Presbíteros, com lideranças dessa Região Pastoral, culminaram na conclusão de se criar ali uma nova paróquia”, contou. 


A Igreja da Comunidade Santo Expedito, situada na Avenida Nações Unidas, nº 3964, Jardim Santo Expedito, será sede dessa nova paróquia, constituída, também, pelas Comunidades Nossa Senhora Aparecida, do Jardim Arapuã, Nossa Senhora da Ressurreição, da Cohab JACB, Nossa Senhora de Fátima, do Jardim Pedro Nogueira, e Comunidade Nossa Senhora Aparecida, dos Córregos do Jataí, do Matãozinho e da Barra Bonita. 


“A reinstalação da Paróquia Santo Expedito, na solene eucaristia que será celebrada às 16 horas do próximo dia 19 de abril, domingo, dia de Santo Expedito, é um belo legado do Ano Jubilar Diocesano. Agradeçamos a Deus por essa graça e supliquemos-lhe que a Diocese de Jales, especialmente com essa nova paróquia, continue, sob a intercessão de Nossa Senhora da Assunção e Santo Expedito, crescendo em direção a Cristo”, completou.

 

Deixe um comentário

Parceiros

290420095635.jpg
200420103240.jpg 290420095031.jpg
290420100901.jpg
290420103741.jpg

Social

Nenhuma notícia encontrada.

Últimas Notícias

A Tribuna TV

Enquete

Você é a favor do isolamento social para combate do Coronavírus?




Resultados