Dia D de Vacinação contra o Sarampo vai contar com drive-thru sábado, dia 8

030820101751.jpg
Dia D de vacinação contra o sarampo será no dia 8 de agosto

Para ampliar o índice de cobertura de vacinação contra o sarampo, no sábado, dia 8 de agosto, vai acontecer o Dia D de mobilização da campanha. Em Jales, a Secretaria Municipal de Saúde conta com oito unidades de saúde que possuem salas de vacinação e que vão atender toda a população inclusa nos grupos estipulados pelo Ministério da Saúde, mais acometidos pela doença. A novidade será vacinação em sistema drive-thru.


As unidades com sala de vacina e o Núcleo Central ficam abertos das 8h às 16h durante o Dia D. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Maria Aparecida Moreira Martins, a novidade deste ano será o drive-thru. “Vamos implantar o sistema drive-thru, na Avenida Roque Viola, em frente à ESF (Estratégia de Saúde da Família) Ozil Joaquim Rezende, mais conhecida como unidade do Municipal”.


Serão vacinadas todas as pessoas com idades entre 30 a 49 anos. Também o público com idades entre 6 meses e 29 anos, que estiver com a vacina em atraso. As unidades de saúde que possuem sala de vacinação são as ESFs Luiz Ernesto Sandi Mori (Jacb), Shiguero Kitayama (Roque Viola), Drª Zilda Arns Neumann (Novo Mundo), Setuo Suetugo (São Jorge), Ozil Joaquim Rezende (Municipal), Getúlio de Carvalho (Arapuã), Francisco Xavier Rego (Paraíso), Dr. José Cícero Fontes Xavier (Rural) e o Núcleo Central de Saúde. “Importante que os que tenham idades entre 6 meses e 29 anos procurem as unidades com sala de vacina para verificar e avaliar a situação vacinal de cada um. É muito importante também os pais ficarem atentos”, disse a enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Jales, Renata Forti Rachieli.


O grupo que tem idade entre 30 e 49 anos será vacinado com uma dose da vacina tríplice viral, que protege contra o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola. Durante a semana, a vacina para este grupo específico será ministrada no Núcleo Central de Saúde das 7h às 19h30 e nas unidades de saúde com sala de vacinação apenas no período da manhã, para evitar aglomerações em função da pandemia da Covid-19.


Maria Aparecida ressaltou que o sistema de vacinação drive-thru foi adotado na campanha de vacinação contra influenza e foi um verdadeiro sucesso. “Adotando essa medida evitamos aglomerações nas unidades de saúde, além de garantir segurança às pessoas que forem tomar a vacina, pois ficarão dentro de seus carros e os profissionais irão até elas, paramentados, tomando todas as medidas de prevenção contra a Covid-19”.


Para ser vacinado, é preciso levar até a unidade de saúde, a carteirinha de vacinação e um documento com foto e o cartão SUS.


“Uma das únicas maneiras de evitar o sarampo é pela vacina.  O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Vale lembrar que também é uma doença de transmissão respiratória, assim como a Covid-19. A escolha dos grupos que receberão a vacina segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e o objetivo é intensificar a vacinação desse público-alvo, que é mais suscetível a casos graves e óbitos”, informou a enfermeira Renata. 

 

Deixe um comentário