Dezembro: mês do natal

111217161118.jpg
.

NATAL é festa em família. Tem Papai Noel e árvore enfeitada. No Brasil o NATAL é comemorado em 25 de dezembro e é um mês que simboliza luzes. Mas, segundo pesquisa divulgada pelo IBGE, cerca de 4,2 milhões de brasileiros não comemoram o NATAL por causa da religião que professam ou em virtude de não considerarem a data importante, ou, ainda, por compromissos profissionais (o porteiro de um edifício, o motorista de ônibus, os plantonistas em serviços médicos ou policiais etc.).

O NATAL é uma festa religiosa na qual os cristãos celebram o nascimento do MENINO JESUS. Na verdade, o dia 25 de dezembro não consta da Bíblia como a data exata em que JESUS nasceu. Por isso a data não integrava a tradição cristã no início do cristianismo. Já nos países eslavos e ortodoxos, cujos calendários eram baseados no calendário juliano, implantado pelo Imperador Romano Júlio César, o NATAL é comemorado em 07 de janeiro.

Algumas teorias, portanto, não reconhecem a possibilidade de JESUS ter nascido em 25 de dezembro. Mas, a data em si não tem importância. O importante é o simbolismo, ou seja, o que significa o NATAL, o que representa para a humanidade o nascimento de JESUS. Não é por acaso que o mês de dezembro é um mês com muitas luzes. A COINCIDÊNCIA DIVINA pretende com isso nos mostrar caminhos para a reconciliação, para a paz interior, para a solidariedade e para tudo o mais que possa fazer a humanidade mais feliz. Esse é o presente para o ANIVERSARIANTE do mês. ELE nos ensinou a lei do amor, a única irrevogável. ELE deixou a critério de cada um escolher seus caminhos.

A vida é a consequência de nossas opções. Nós é que somos responsáveis pelos momentos difíceis que passamos, ou pelos menos difíceis, ou, enfim, por aqueles que podemos classificar de felizes. JESUS nos ensinou a lei da JUSTIÇA, que é resultado da lei do amor. Por isso é que ELE veio para nos salvar. A opção de “se salvar” é de cada um de nós. JESUS não nos obriga a nada, tanto que foi condenado à pena de morte.

Aprendi nas aulas de catecismo para a minha Primeira Comunhão que o perdão é o momento mais sublime da lei do amor (ver a passagem em que JESUS diz para o Apóstolo Pedro que não há limites para o perdão). Dezembro é um mês que nos convida a concretizar essa máxima. Sejamos felizes!    

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Parceiros

050315164829.jpg
050315165005.jpg
050315163746.jpg
050315172328.jpg
050315171824.jpg

Colunistas

Últimas Notícias

A Tribuna TV

Enquete

Para combater o mosquito que transmite Zika,Dengue e Chikungunya, os agentes de saúde devem ou não entrar nos locais com suspeita de foco mesmo sem a autorização do proprietário?



Resultados
Feliz Natal