Com 90 minutos diários, horário político invade emissoras de rádio e TV

131020110554.jpg
.

Desde esta sexta-feira, 9 de outubro, os expectadores de TV e ouvintes de rádio passaram a receber a propaganda eleitoral gratuita dos candidatos a prefeito e vereador das eleições de 15 de dezembro. Os candidatos de Jales terão apenas propaganda nas emissoras de rádio. Ainda assim, na rádio Nativa, a propaganda será a dos candidatos de Dolcinópolis, já que a emissora é daquela cidade e apenas mantém estúdio em Jales. O mesmo acontece com a CBN, cuja concessão é de Palmeira d’Oeste.

Nas cidades onde não haverá segundo turno (todas as da nossa região), a propaganda vai até o dia 12 de novembro, uma quinta-feira. 

De acordo com comunicado oficial da Justiça Eleitoral aos candidatos e emissoras, serão 90 minutos diários de propaganda. O programa diário terá 20 minutos fixos, das 7horas às 7h10 da manhã, e das 12horas às 12h10 da tarde. Nesses dois horários, serão veiculadas apenas as propagandas de prefeitos e vices.

Desse total, o candidato Luís Henrique (PSDB), da coligação “Jales Igual Para Todos” terá 7 minutos e 26 segundos, enquanto Luís Especiato (PT) terá 2 minutos e 5 segundos e o candidato Ailton Santana (PV) terá apenas 29 segundos.

Além desses 20 minutos distribuídos em dois horários fixos, a propaganda eleitoral terá mais 70 minutos diários em inserções que serão veiculadas durante a programação normal das emissoras, ou seja, durante os intervalos comerciais.

Desse tempo, os candidatos a prefeito ficarão com 60%, ou seja, 42 minutos diários. A maior parte (31 minutos e 15 segundos) serão do candidato Luís Henrique. Ele poderá veicular 31 propagandas de 1 minuto, cada uma, ou, se preferir, 62 propagandas de 30 segundos, todos os dias, durante a programação normal das emissoras. Luís Especiato (PT) terá 8 minutos e 47 segundos de inserções diárias, enquanto Ailton Santana (PV) terá pouco menos de dois minutos.

Ainda segundo a Justiça Eleitoral, a propaganda dos candidatos a vereador não entra nos horários fixos de propaganda, (das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10), que veicularão apenas as propagandas dos prefeitos, de segunda a sábado.

Eles terão à sua disposição 28 minutos diários de inserções, que serão veiculadas durante os intervalos comerciais das programações normais, das 5horas da manhã até a meia-noite. Os 93 candidatos a vereador que apóiam Luís Henrique ficarão com quase 22 minutos diários, ou seja, 44 inserções de 30 segundos, enquanto os 10 candidatos do PT terão 5 minutos e 21 segundos. Já os 6 candidatos do PV terão 41 segundos diários.

A propaganda do PSDB está sendo grava no estúdio da Antena 102. A do PT na rádio Assunção e a do PV no comitê do partido.  

Deixe um comentário