Centro de Hemodiálise de Jales terá capacidade para 62 máquinas

020522111641.jpg
.

Quando estiver pronto, a Clínica de Nefrologia de Jales, que incluí o Centro de Hemodiálise de Jales, vai dispor de 62 máquinas distribuídas em três salas de apoio com capacidade de atender diariamente até 150 pacientes em dois turnos. Para isso, os proprietários estimam investir entre R$ 2 milhões e R$ 3 milhões em equipamentos, gerando aproximadamente 40 empregos na plena atividade. 

As informações foram fornecidas pelos médicos Evaldo Garcia Terra e Nilson Abdala e a esposa Lenise Ferrarezi Abdala, durante visita do prefeito Luís Henrique e a equipe de saúde à obra, na tarde desta sexta-feira, 29 de abril. Os médicos compõem a INEJAL – Clínica de Nefrologia de Jales, e o serviço será prestado através de convênio com o SUS (Sistema Único de Saúde). Os profissionais são de Fernandópolis e já prestam o serviço com eficiência naquela cidade. 

O Centro está sendo erguido em uma área institucional vizinha ao Sindicato Rural, nas proximidades do Jardim Santo Expedito, e com acesso pela Avenida João Amadeu. O local é bastante amplo, tem cerca total de 5.000 metros quadrados e mil metros quadrados de área construída. 

ABRANGÊNCIA

A clínica vai funcionar de segunda a sábado, com expectativa de atender pacientes dos 22 municípios, incluindo 16 que pertencem ao Consirj (Consorcio Intermunicipal de Saúde de Jales) e 6 da região de Santa Fé do Sul (Rubinéia, Santa Rita, Santa Clara, Três Fronteiras e Nova Canaã Paulista).

A previsão é que os pacientes de Santa Fé deixem de viajar cerca de 10 mil quilômetros por ano, que representam o trajeto até Fernandópolis. Com isso, ganharão tempo, qualidade de vida e saúde. 

Nilson Abdala disse que o Centro de Hemodiálise vai proporcionar conforto e segurança aos pacientes e dar suporte aos hospitais da cidade.  “Será importante para a cidade e para os pacientes, pois com isso acabamos construindo uma relação de amizade. Nós temos mais que pacientes, nós construímos amizades ao longo dos tratamentos”.

Evaldo ressaltou que “o Centro de Hemodiálise vai proporcionar conforto e segurança aos pacientes e dará suporte aos hospitais da cidade. Será muito importante para a cidade e para os pacientes. Nós temos mais que pacientes, nós construímos amizades ao longo dos tratamentos que realizamos”.

O prefeito Luís Henrique disse que o objetivo é muito nobre e que mostra o amor dos profissionais pelos pacientes, o desejo de salvar vidas e o respeito e carinho por nossa cidade. LH prometeu dar total apoio ao empreendimento e manifestou estar extremamente feliz com a vinda do Centro para a cidade. “A Clínica vem para trazer inúmeros benefícios para os pacientes e para o município, apoio à alta complexidade médica que também é de relevância para os hospitais que recebem respaldo em diversos tratamentos. Jales é referência em Saúde com o Hospital de Amor, Santa Casa, AME, UPA, clínicas e agora o Centro de Hemodiálise vem para agregar, somar forças e fazer a diferença”.

Também participaram da visita a secretária de Saúde, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, o chefe de gabinete, José Angelo Caparroz Vieira, o secretário de Comunicação Douglas Zílio, a diretora de Comunicação Ana Carla Bologna, a assessora executiva de Planejamento e Saúde, Leidepaula Belon, e o técnico em manutenção dos equipamentos Ricardo Passarini.

Segundo Nilva, hoje Jales envia cerca de 32 pacientes para tratamento de hemodiálise em Fernandópolis, com veículos da frota municipal, sem contar os que utilizam veículos próprios ou particulares. Eles viajam de segunda a sábado em três períodos do dia. Vale ressaltar que a clínica que será inaugurada em Jales já está autorizada e pré-credenciada.

Luís Henrique acrescentou que se trata de uma grande conquista “que vai fortalecer Jales como centro de região e desenvolver ainda mais o chamado turismo de saúde. Estamos muito esperançosos e felizes, mas após a construção, vamos enfrentar uma segunda etapa que é o credenciamento junto ao SUS. Vamos batalhar para que isso aconteça o mais breve possível”.

Deixe um comentário