Casos de dengue em Jales dobram em um mês

290419113159.jpg
Jalesense diagnosticado com dengue tem pelo corpo manchas vermelhas, um dos sinais da doença

Números fornecidos pela Secretaria de Saúde mostram que Jales está em plena epidemia de dengue. Até a última quinta-feira, 25, tinham sido registrados 213 casos da doença (198 autóctones e 15 importados), 200 negativos entre um total de 1.210 notificações.

Os números mudam a todo momento e a transmissão permanece intensa, sem redução no número de notificações. Ao contrário. Há cerca de um mês, em 22 de março, havia 97 casos positivos autóctones, 10 positivos importados, 82 negativos e 273 aguardando resultado de um total de 462 notificações. Ou seja, em cerca de 30 dias os casos mais que dobraram no município.

A constatação acendeu a luz de alerta na Secretaria, que tem redobrado esforços, mas não consegue ver a epidemia estancar. Outro ponto de preocupação é que já estamos no fim de abril e fora do período de chuvas, quando normalmente, as ocorrências começam a diminuir.

Segundo Vanessa Luzia da Silva, do Controle de Endemias da Secretaria de Saúde, desde 27 de março, quando o município entrou em epidemia, os pacientes suspeitos não precisam mais passar por exame laboratorial para serem considerados caso positivo. “Até dia 26 de março, o município estava realizando sorologia, mas muita gente não fez o exame e depois dessa data, quando entramos em epidemia, muitos desses casos suspeitos passaram a ser encerrados por critérios clínicos”.

Isso pode explicar o crescimento de positivados em tão pouco tempo, mas, como a constatação clínica é mais demorada e ainda há cerca de 800 casos aguardando resultado, os números podem ser muito maiores. “Se a gente for pegar os números confirmados por exame, temos 198 positivos e 200 negativos, então podemos estimar em meio a meio [a proporção de resultados entre os que ainda estão sendo avaliados], mas ainda podemos ter entre esses números a maioria de positivos”, disse.

Em outras palavras, as autoridades sanitárias do município estimam que Jales pode ter atualmente até 600 casos positivos, sendo 213 já confirmados e mais metade dos 800 ainda em avaliação.   

MEDIDAS DE COMBATE

Em entrevista radiofônica, Vanessa informou que em períodos normais, a Secretaria realiza um bloqueio nos arredores da residência do paciente que foi diagnosticado com a doença. Mas como há casos em praticamente toda a cidade, essa prática fica impossível. “Até antes do período onde toda a cidade tem casos de dengue, fazíamos o bloqueio. Quer dizer, os agentes realizam visitas em nove quarteirões de onde está o paciente porque é num raio de 200 metros onde pode ter criadouro de mosquito. Nessa mesma área fazemos nebulização. Mas chegamos a ter notificações num bairro inteiro, então decidimos fechar a cidade inteira”.         

O trabalho já começou pelas regiões do JACB e Jardim Oiti, mas a secretária espera alcançar toda a cidade. “Não conseguimos mais fazer um trabalho pontual e precisamos fazer um pente fino na cidade”.

A sensação é de impotência e, extraoficialmente, a secretária considera que somente a chegada da estiagem pode cessar a contaminação. Atualmente o trabalho é para atender os pacientes e acompanhar os casos mais graves para evitar óbitos. Até agora, nenhuma morte foi registrada em Jales pela dengue este ano.

REGIÃO

Reportagem da TV TEM afirma que a Secretaria de Saúde de Rio Preto confirmou na manhã de sexta-feira, 26, que o município ultrapassou os nove mil casos de dengue neste ano. São 9.185 casos da doença no boletim epidemiológico. Seis pessoas já morreram na cidade em decorrência da doença. O caso mais recente foi o de uma idosa de 81 anos que tinha fatores de risco. Ela apresentou os primeiros sintomas no dia 25 de março, foi hospitalizada e morreu dois dias depois.

Em Rio Preto, o ritmo da epidemia é bastante alto. O último balanço divulgado na quinta-feira, 18, mostrava que Rio Preto tinha 8.003 casos. Em uma semana o aumento foi de 1.182. Outros 3.225 já foram descartados e 7.058 continuam sendo investigados. No total, há 19.468 casos notificados.

Deixe um comentário

Parceiros

050315164829.jpg
050315165005.jpg
050315163746.jpg
050315172328.jpg
050315171824.jpg

Colunistas

Últimas Notícias

A Tribuna TV

Enquete

Para combater o mosquito que transmite Zika,Dengue e Chikungunya, os agentes de saúde devem ou não entrar nos locais com suspeita de foco mesmo sem a autorização do proprietário?



Resultados