Carinho virtual aos idosos do Lar dos Velhinhos de Jales

030820102146.jpg
Idosos recebendo mensagem de vídeo dos familiares. Com o novo projeto os idosos poderão receber vídeos de outras pessoas

A pandemia tem mostrado que é possível dar continuidade às atividades diárias, pessoais ou profissionais. Com uma pitadinha de perseverança, força de vontade e ajuda da tecnologia, todos vêm se readaptando ao novo normal. O Lar dos Velhinhos São Vicente de Paula de Jales que, há 50 anos, atende mais de 60 idosos, passou a conviver com essa realidade virtual mais presente. Com as visitas suspensas diante da pandemia, os idosos têm recebidos vídeos, do Brasil todo, com mensagens positivas, relatos sobre como está sendo o isolamento, palavras de fé, esperança e muita alegria.


O trabalho foi iniciativa de uma voluntária, que ao ver uma matéria no Fantástico, programa transmitido na Rede Globo, resolveu levar a ideia até ao gerente administrativo, Antonio Claudio Francisco, que prontamente falou com a assistente social, Raquel de Paula, que acharam o trabalho bem interessante. 


“A princípio estávamos recebendo mensagens apenas dos familiares, realizando chamadas de vídeos, mas não tínhamos pensando em expandir para outras pessoas. Foi quando recebi o contato de uma pessoa propondo essa diversificação e achamos genial, uma forma de demonstração de amor e carinho aos nossos idosos, mesmo virtualmente”, relatou Claudio. 


De acordo com a assistente social, Raquel de Paula, o Lar dos Velhinhos já participa de uma campanha da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social, em parceria com o Ministério Público e o Conselho Estadual do Idoso, chamada “um gesto de carinho para ninguém ficar sozinho”, que foi desenvolvida durante a pandemia. Os idosos recebem cartas de estudantes de todo país. 


“Estamos tomando todos os cuidados possíveis junto aos idosos. Toda semana leio as cartas e debato com eles os assuntos. No final, sempre aprendemos algo novo, o que beneficia muito. Agora, com a campanha da mensagem virtual, será mais uma maneira dos idosos compreenderem o que está acontecendo, de se sentirem cuidados e amados por pessoas diferentes, vai refletir positivamente”, destaca Raquel. 


Os vídeos precisam ser gravados na posição horizontal, no máximo um minuto, enviados para o whatsapp (17) 99731-2826. Vale ressaltar que o material recebido não será divulgado nas redes sociais, apenas internamente para os idosos. Use a criatividade! 

 

Deixe um comentário