Big Data aumenta a necessidade do uso de software de recuperação de dados

260321094548.jpg
Imagem: Gerd Altmann por Pixabay

Trata-se o Big Data de uma análise e interpretação de colossais volumes de dados variados, assim, exige-se soluções direcionadas especificamente para ele, de forma a proporcionar que os profissionais da área da Tecnologia e Informação possam trabalhar com densidade de informações não-estruturadas em uma vultuosa velocidade. 

É possível dizer, portanto, que o Big Data é um armazenamento de dados variados que chegam em volumes gradativos e em velocidade rápida, podendo ser compreendido, ainda, de acordo com os três V’s: volume, velocidade e variedade. 

Volume porque, com o Big Data, será necessário processar uma quantidade exorbitante de dados não estruturados, a exemplo de quantos cliques foram dados em uma página qualquer da internet ou, ainda, os próprios posts do Facebook ou feed do Twitter. 

A velocidade, por sua vez, representa a rapidez com que esses dados são recebidos. 

Já a variedade nada mais é do que a existência de inúmeros e diversificados tipos de dados, sejam eles não estruturados ou semiestruturados, a exemplo de áudio, vídeos e outros.

 

Big data e o volume de dados no cotidiano atual

Fato é que o Big Data está cada vez mais presente em nosso cotidiano e desempenha um relevante papel em vários aspectos, principalmente por ser inserido aos modelos de negócios de quase todos os setores, aumentando a exigência de confiabilidade dos dados.

Atualmente, a perda de dados significa, na maioria das vezes, a paralização de empresas e organizações, quadro que não seria tão gravoso quando se pensa em um passado distante. Um exemplo recente disso foi o ataque de hackers sofrido pelo sistema de processos do Superior Tribunal de Justiça em novembro de 2020.

À época, a situação gerou a suspensão de processos, tendo em vista a ausência de conhecimento da extensão de danos que poderiam ter ocorrido nos dados de processos armazenados no sistema. Circunstâncias similares fizeram crescer a imprescindibilidade de se ter um serviço de recuperação de dados e também um serviço de backup confiável e de boa qualidade. 

Também em razão do grande volume, variedade e velocidade de dados, o Big Data provocou a necessidade de aumento e aprimoramento da eficácia dos serviços se recuperação de dados e backup e aumento da segurança dessas ferramentas, bem como norteou a facilidade para que as empresas desenvolvedoras de softwares criassem soluções mais hábeis de backup e recuperação de dados perdidos e recuperação de computador. 

 

Soluções para softwares de recuperação de computador em tempos de Big Data

Essas novas soluções foram possíveis principalmente com o advento da tecnologia de Hadoop e Cassandra. O primeiro é uma estrutura de programação de código aberto, utilizada para gerenciar, armazenar e também para processar dados para diversos aplicativos de Big Data em execução. 

Já o segundo é um sistema para gerenciar dados de código aberto distribuídos com amplo armazenamento de colunas e banco de dados NoSQL, o qual dispõe de uma alta capacidade para lidar com voluptuosa quantidade de dados sem pontos de falhas e alta disponibilidade. 

Esses programas nada mais são do que soluções de expansão que trouxeram flexibilidade para as empresas que desenvolvem os softwares de recuperação. Um palpável exemplo disso é o Mac Data Recovery, da Wondershare Recovery.

O programa é um ótimo utilitário que permite aos usuários procederem à recuperação de arquivos no Mac, perdidos em razão de falhas de hardware, formatação acidental, corrupção de software, vírus ou até mesmo exclusão acidental de arquivos e/ou documentos importantes. Mas se o seu computador é Windows, o software também suporte esse sistema operacional.

Outro ponto interessante é que o Big Data, que está colaborando forçosamente com o avanço dos programas de backup e recuperação de dados do computador, fez com que esse avanço trabalhe justamente em prol de seu crescimento.

Tal fato acontece porque as empresas estão buscando realizar uma análise de prevenção para delinear o crescimento de Big Data em um plano futuro e, de acordo com os algoritmos estudados, ao poder visualizar em quais os setores o volume de dados será mais intenso, torna-se muito mais viável e facilitada a organização com o intuito de estabelecer o espaço necessário de armazenamento que esses dados futuros demandarão dos sistemas. 

Por uma questão de lógica, portanto, torna-se mais simples para as empresas conseguirem precisar o quanto de armazenamento será necessário para que ser viável fazer o backup dos dados futuros. 

A importância dessa capacidade de precisar a quantidade de dados e armazenamento necessário é fazer com que as empresas de softwares consigam fazer um prévio direcionamento e planejamento para criarem servidores capazes de suportar a realização do backup dos conjuntos de dados já existentes, bem como daqueles que crescerão drasticamente em um futuro próximo. Ou seja, é um método de testagem que objetiva delinear se os servidores serão capazes ou não para suportar realizar o backup de todos os dados que estão por vir no decorrer dos próximos anos ou se precisarão, por outro lado, de aprimoramento e mudanças. 

A partir disso, inúmeras empresas perceberam que suas plataformas podem, na realidade, estarem totalmente desadequadas para realizar o backup e a recuperação de dados de forma completa e sem erros.

 

Alternativa para contornar a perda de dados 

Por todo o exposto, percebe-se que quanto mais dados são criados e armazenados, mais importante é mantê-los seguros e salvos, uma vez que caracterizam e compreendem informações importantes e fazem parte da vida da maioria das pessoas, as quais, muitas vezes, poderão ter sérios problemas com eventual perda ou exclusão desses documentos e arquivos. Pensando nisso, é importante escolher um software de qualidade e confiabilidade para auxiliar na recuperação de dados perdidos ou excluídos de seu computador. 

Contando com mais de 5 milhões de usuários desde 2003, um excelente e confiável software para recuperação de dados do computador é o Wondershare Recoverit. De forma simples, o programa pode ser baixado diretamente pelo site recoverit.wondershare.com.br e atende usuários de Windows e Mac. 

Assim, se você vier a ter dados importantes excluídos ou apagados permanentemente do disco de armazenamento de seu computador, seja um arquivo, foto, aplicativo, vídeo ou até mesmo um e-mail, será possível recuperá-los totalmente, basta seguir as instruções disponibilizadas no site e baixar a a ferramenta de recuperação supracitada, a qual, além de eficiente, também é oferecida em uma versão totalmente gratuita. 

O Recoverity é, em suma, uma ótima opção para quem deseja recuperar o computador de forma completa, seja por ter perdido dados em razão de acidente, exclusão ou, ainda, invasão de vírus.

Deixe um comentário