Alunos concluem curso de Viveirista promovido pela Prefeitura e parceiros

270921152434.jpg
O engenheiro agrônomo Ricardo de Angelis Marinheiro também ensinou sobre o preparo do material propagativo, métodos de propagação, semeadura e plantio

A Prefeitura de Jales em parceria com o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), a Fetaesp (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado de São Paulo) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jales realizou entre os dias 16 e 18 de setembro o curso gratuito profissionalizante Viveirista – Módulo I – Horticultura.

De acordo com a secretária municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Sandra Gigante, o objetivo principal do curso foi ensinar os participantes a efetuarem o plantio de sementes e mudas de horticultura em viveiros. O curso contou com aulas teóricas, ministradas na sede da Escola Técnica Agrícola Dr. José Luiz Viana Coutinho, no Córrego do Tamboril e práticas, na Gigante Hortaliças, localizada no Córrego do Açude.

Os 15 alunos do curso tiveram aulas das 8h às 17 horas e aprenderam sobre viveiros permanentes, viveiros com mudas em raiz nua, produção de mudas de hortaliças, viveiros com mudas em recipientes, substratos, recipientes, aquisição de sementes e materiais de propagação, preparo do material propagativo, métodos de propagação, semeadura e plantio. As aulas foram ministradas pelo engenheiro agrônomo Ricardo de Angelis Marinheiro.

De acordo com a secretária de Agricultura, “os alunos tiveram a oportunidade de aprender a estruturar um viveiro através de conhecimentos específicos, efetuarem planejamento de atividades e adquirirem também conhecimentos gerais sobre solo, definição de viveiro e sementeira, condução do viveiro e muito mais. Tudo isso pode contribuir para melhorar suas produções e gerar emprego e renda”, finalizou Sandra Gigante.

Os 15 alunos receberam certificados de participação e conclusão do curso.

Deixe um comentário