Acij pediu limitação de clientes por metro quadrado

140420141509.jpg
Desde segunda-feira, na porta de um supermercado da cidade, filas enormes foram registradas


O Ministério da Saúde tem uma vasta normatização sobre as medidas de distanciamento entre as pessoas para evitar a proliferação do Novo Coronavírus, que causa a Covid-19. Porém em âmbito local, a Associação Comercial e Industrial de Jales (Acij) realizou uma reunião com proprietários de supermercados, mercados de bairros, quitandas e outros, no dia 20 de março.  


Foram discutidos pontos como horário de funcionamento, disponibilidade de produtos, capacidade de clientes (lotação), cuidados com os funcionários, uso indiscriminado de propaganda, concorrência desleal e outros. 


Sobre os horários, ficou decidido que todos os mercados de Jales em primeiro momento, deverão abrir das 8h até às 20h, de segunda a sábado, e aos domingos e feriados das 8h às 13h, caso queiram. 


Os comerciantes foram orientados a limitar em 5 unidades de cada produto por clientes, visando evitar uma possível escassez. 


Como há uma variação muito grande do tamanho e capacidade de cada estabelecimento, não houve acordo sobre a limitação do número de clientes simultaneamente dentro das empresas. Mas os comerciantes foram instruídos a estipularem uma área de 3 metros quadrados por cliente, em média, além de orientados os clientes a destacar apenas uma pessoa por família para fazer as compras.  


A Acij também alertou os comerciantes que todos funcionários devem ter acesso a máscaras e álcool em gel, além de estimular os clientes a usarem cartões ao invés de dinheiro.
Os comerciantes foram instruídos a substituir todas as campanhas publicitárias promocionais por campanhas de conscientização sobre o Novo Coronavírus, seja em redes sociais, jornais, rádios, TV e impressos.


Por fim, para evitar concorrência desleal com aqueles que estarão fechados, a Acij pediu para os mercados e supermercados que fechem as gôndolas onde se encontram produtos que normalmente seriam vendidos em lojas em geral, como panelas, roupas e materiais escolares.


As orientações foram distribuídas a todos os estabelecimentos e não apenas aos associados. Porém, como não possuem poder de lei, nem todas estão sendo atendidas. 

 

Deixe um comentário