#A Tribuna Mulher: Reduzir em até 50% das calorias do Arroz?

210515202131.jpg
Arroz Branco

É dificil encontrar quem é que não gosta daquele arrozinho branco feito na hora. Além de muito consumido no mundo inteiro, o alimento é considerado fácil de fazer e relativamente barato.
O único inconveniente, é que apesar dele ser rico em amido, não faz tão bem a saúde.

Seu consumo tem sido associado a um maior risco de diabetes, por ser bastante calórico – uma xícara tem 200 calorias, sendo que a maioria delas vem em forma de amido, que se transforma em açúcar e, na maioria das vezes, em gordura.
Foi quando, em um belo dia um estudante do Colégio de Ciências Químicas no Sri Lanka e seu mentor descobriram que uma nova forma de cozinhar o arroz pode reduzir suas calorias em até 50% e ainda oferecer outros benefícios à saúde.


O processo é bem simples, você deve cozinhar o arroz da forma normal, mas, quando a água está fervendo, antes de adicioná-la ao arroz cru, acrescentamos óleo de coco – cerca de 3% do peso do arroz que você está cozinhando. 
Vamos entender um pouco do que acontece, segundo o site Terra, o que faz a diferença é que existem vários tipos de amido. Alguns são mais resistentes e, como demoram mais para serem processados pelo seu organismo, acabam sendo menos absorvidos e eliminados. O resultado é um menor armazenamento de gordura.
A maneira de preparo de um alimento pode alterar a forma do amido. Isso pode transformar uma substância que seria facilmente absorvida pelo corpo em algo mais resistente. No caso do arroz, ele mudou ao receber um lipídio (o óleo de côco) antes de seu cozimento e ao ser resfriado logo após o processo. Incrível não é?
Os estudiosos também foram capazes de reduzir as calorias do arroz menos saudável em 12% e do mais saudável (o Suduru Samba) em 50%. Eles acreditam que podem transformar a dieta, principalmente no países asiáticos.


Seria ótimo implantar esta novidade no Brasil não é? 

Dara Freitas - Fala Morena

Deixe um comentário

Parceiros

050315164829.jpg
050315165005.jpg
050315163746.jpg
050315172328.jpg
050315171824.jpg

Colunistas

Últimas Notícias

A Tribuna TV

Enquete

Para combater o mosquito que transmite Zika,Dengue e Chikungunya, os agentes de saúde devem ou não entrar nos locais com suspeita de foco mesmo sem a autorização do proprietário?



Resultados