A Tribuna Mulher: Dormir faz bem

240315112901.jpg
Ter uma boa noite de sono, faz bem pro corpo e pra alma

Ter uma boa noite de sono e acordar cheio de energia, parece realmente utópico na vida das pessoas. O estresse e o excesso de tarefas é a realidade na vida da maioria delas, e isso provoca uma série de alterações no organismo e, consequentemente, efeitos nada desejados.

Quem não dorme bem, geralmente já acorda de mau humor, e isso pode interferir também na alimentação. As vezes aqueles quilinhos a mais, pode estar relacionado a noite mal dormida, pois enquanto você dorme, sua produção de leptina, hormônio da saciedade, aumenta, enquanto a de grelina, responsável pela fome, diminui, se isso não acontece a gangorra pode inverter e os resultados serem catastróficos.

   Além disso, as mulheres que dormem mal têm duas vezes mais chances de terem sinais da idade, como linhas de expressão e rugas, devido à redução da elasticidade da pele, à falta de pigmentação e à recuperação mais lenta dos efeitos do sol.

Não dormir a quantidade de horas necessária, pode aumentar o risco de doenças, e elencar uma série transtornos, mas ao contrário disso uma boa noite de sono agrupa varias funções que podem transformar sua vida, e evitar situações de estresse e canseira. Ele tem a função de manutenção e conservação de energia, ele amadurece o sistema nervoso central, fortalece o sistema imunológico, consolida a memória e aprendizado, secreção e liberação de hormônios, função termorreguladora, e tudo isso sem falar no poder de relaxamento e descanso da musculatura.

Algumas técnicas ajudam a ter uma noite melhor e dormir mais tranquilamente. Deixar o quarto totalmente escuro (sem luz indireta da tevê ou do computador) pode estimular a secreção da melatonina, o hormônio do sono. A temperatura ambiente agradável e as roupas adequadas para que você não sinta frio ou calor, faz a maior diferença.

Criar uma rotina de relaxamento antes de ir para a cama. Banho quente, meditação, música suave, leitura e pensamentos agradáveis (mentalize um cenário paradisíaco, um encontro romântico e o que mais lhe der prazer para liberar a relaxante serotonina) podem ajudar também.

Jantar três horas antes de ir para a cama, evitar comidas calóricas. Assim, a digestão fica mais fácil. Ficar longe do fumo, café e álcool que são estimulantes do sistema nervoso central, três horas antes de ir para a cama, pode ser uma boa pedida para o sono.

Beber água antes de dormir para não ter sede no meio da noite, é interessante, mas em pequena quantidade. Do contrário, terá de interromper o sono para ir ao banheiro.  Não faça atividade física no final da tarde, pois você pode ficar muito cansado e precisar dormir no horário errado.

Fazer sexo antes de dormir, é tiro e queda. Esse é o único exercício liberado imediatamente antes da hora de dormir. O orgasmo também produz endorfinas e induz o sono. Evite de usar medicamentos contra insônia sem indicação médica. Eles podem ter efeito bumerangue e piorar a qualidade do sono. No dia seguinte, você terá a sensação de uma leve embriaguez, correndo o risco de acidentes.

Resumindo: um sono restaurador é fundamental para uma boa qualidade de vida, e é sobre isso que falaremos nesta semana.

Deixe um comentário

Parceiros

050315164829.jpg
050315165005.jpg
050315163746.jpg
050315172328.jpg
050315171824.jpg

Colunistas

Últimas Notícias

A Tribuna TV

Enquete

Para combater o mosquito que transmite Zika,Dengue e Chikungunya, os agentes de saúde devem ou não entrar nos locais com suspeita de foco mesmo sem a autorização do proprietário?



Resultados