A ordem é de defesa

020517114257.jpg
.

Há poucos anos, vingava no Brasil e no mundo um futebol ofensivo e exposto. Pelo Barcelona, Guardiola montou um esquadrão que encantou o mundo, com posse de bola quase indestrutível de Xavi e Iniesta, acompanhada pela genialidade de Messi. Ao mesmo tempo, o Santos revelava para o mundo Neymar e Ganso, que ao lado de Robinho, compuseram um dos ataques mais impressionantes dos últimos tempos.

O futebol, entretanto, é extremamente evolutivo e mutável. Como numa resposta ao sucesso ofensivo, vemos no “tempo futebolístico” atual consagrando grandes defesas.

Na Europa, é possível detectar essa característica nas semifinais da Champions League. Atlético de Madri, Juventus e Mônaco, embora tenham grandes jogadores de ataque, se caracterizam por defesas muitos sólidas. Ironicamente, o poderoso Real Madri seria o “intruso em questão”.

Na Inglaterra, o campeonato mais caro e de mais alto nível técnico do mundo, o líder e provável campeão é o Chelsea. Com o selo italiano de defesa de Antonio Conti, a equipe de Londres poderia desafiar qualquer ataque do mundo a transpor sua defesa.

É bem factível que o futebol Europeu seja de um nível incomparável ao que se joga no Brasil. No entanto, curiosamente, estamos vivendo um momento forte das defesa por aqui também.

Olhando para a final do Campeonato Paulista, damos de cara com a forte defesa de Fábio Carrile, do Corinthians. Mesmo com um futebol que causa algum receio de seu torcedor, o Timão não perdeu nenhuma clássico do ano, mesmo desafiando poderosos ataques do futebol paulista. A Ponte Preta é uma equipe que, acompanhando essa “tendência”, precisou muito de seu esquema defensivo para eliminar Santos e Palmeiras.

 Nesta lista, não podemos deixar de lado o Cruzeiro. Tido como um dos times mais fortes do momento, a defesa armada por Mano Menezes não deixa a desejar para nenhum outro clube daqui. Essa característica não exclui de questão seu poderoso ataque, formado por Arrascaeta, Thiago Neves e Rafael Sóbis.

Quando o futebol ofensivo voltará?

Deixe um comentário

Parceiros

050315164829.jpg
050315165005.jpg
050315163746.jpg
050315172328.jpg
050315171824.jpg

Colunistas

Últimas Notícias

A Tribuna TV

Enquete

Para combater o mosquito que transmite Zika,Dengue e Chikungunya, os agentes de saúde devem ou não entrar nos locais com suspeita de foco mesmo sem a autorização do proprietário?



Resultados
Feliz Natal