150 produtores aprovam novo formato da Feira da Uva e do Mel

120917103223.jpg
150 produtores e cerca de 10 mil visitantes participaram da 12ª edição da Feira do Agronegócio da Uva e do Mel de Jales

A grande maioria dos 150 viticultores e os 10 mil visitantes que participaram da 12ª edição da Feira do Agronegócio da Uva e do Mel, realizada nos dias 1º e 2 de setembro, em Jales, aprovaram o novo formato e o novo local do evento, a Praça João Mariano de Freitas, (Praça do Jacaré). Inúmeras atrações garantiram brilho ao evento que foi criado para dar aos produtores a oportunidade de expor e mostrar as novidades dos produtos no plantio de uva e também na produção de mel. A feira marcou o calendário regional de eventos e superou as expectativas da comissão organizadora.

A Praça, que sediou o evento pela primeira vez, foi tomada por tendas, que recebeu expositores de toda região, e também proporcionou a comercialização de uva, mel e artesanato e uma completa praça de alimentação, comandada pelo Rotary Clube Grandes Lagos. A bela decoração, grande diferencial desta edição, foi feita pela empresa Lú Fiscarelli.

Na sexta-feira, a abertura solene contou com a presença do prefeito de Jales, Flávio Prandi Franco, o Flá, e do prefeito de Urânia, Márcio Arjol, município parceiro na realização do evento. “A retomada da realização do evento significa valorizar os produtores e agricultores e, principalmente, mostrar as potencialidades da nossa cidade e região na agricultura e na fruticultura, destacando que estamos falando também dos produtos que são produzidos a partir do que é plantado”, destacou Flá.

Arjol ressaltou a importância dos parceiros. “Foi intenso o trabalho  de todos, mas a Feira está ai para mostrar que valeu a pena. Parabenizo os integrantes da comissão organizadora, composta por viticultores das cidades de Jales, Urânia e as entidades Embrapa Uva E Vinho de Jales, Etec, Instituto Bio Sistêmico-IBS, Cati Regional, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, FATEC – Faculdade de Tecnologia de Jales, Cooperativa dos Produtores Rurais, Rotary Clube Grandes Lagos e Sindicato Rural”.

Nos dois dias, várias apresentações empolgaram o público, entre elas o Grupo Todoroki Taiko de Jales, Catira, e o Projeto Guri, além de cantores da região com muita música sertaneja. Agricultores que comprovaram estar em atividade através de Inscrição Estadual de Produtor (Deca) puderam enviar caixas de uva expostas no local. Durante os dois dias de festa foram julgadas as variedades Itália, Rubi, Benitaka, Brasil, Niágara Rosada, além do maior cacho e melhor cacho.

Segundo a engenheira agrônoma da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Pecuária e Meio Ambiente, Silvia Andreu, todos os produtos que foram postos para comercialização foram vendidos, deixando assim um saldo extremamente positivo para a feira, que buscou valorizar ao máximo o trabalho realizado pelos 150 produtores de Jales, Urânia e região que participaram.

Premiações

Durante a Feira foram julgadas as mais diferentes variedades de uva. Primeiros, segundos e terceiros lugares foram premiados.

Na variedade Itália os vencedores foram Rosângela Bispo, Vander Bispo e Rosemaro Martir, em 1º, 2º e 3º lugares, respectivamente. Na variedade Benitaka, Márcia Bispo, Herlem Bispo e Arlindo Bispo foram os três primeiros lugares, enquanto na variedade Rubi, Carlos Morandin, José Galete e José Zanetoni foram os destaques.

Já na categoria Niágara Rosada, os três primeiros lugares ficaram para Adailson Martins de Souza, Antonio Roberto Prima e Júlio Brazeiro. Na variedade Uva Brasil, Otávio Bocalon conquistou o 1º lugar. O melhor cacho de Uva Brasil pertenceu ao produtor Valter Brazeiro.

De Jales, o produtor Marcos Fação foi premiado com o maior cacho de uva Centenial, que pesou 2,975 Kg.

Deixe um comentário

Parceiros

050315164829.jpg
050315165005.jpg
050315163746.jpg
050315172328.jpg
050315171824.jpg

Colunistas

Últimas Notícias

A Tribuna TV

Enquete

Para combater o mosquito que transmite Zika,Dengue e Chikungunya, os agentes de saúde devem ou não entrar nos locais com suspeita de foco mesmo sem a autorização do proprietário?



Resultados